Ministra nega que Lula definirá TV digital na sexta, diz deputada

0

Durante reunião realizada nesta quarta-feira (8/3) com representantes de organizações não-governamentais, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, teria negado que o governo anunciará na sexta-feira (10) o padrão de TV digital que será adotado no país. A informação é da deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ), que participou do encontro, negando notícia publicada hoje pela Folha de S.Paulo, segundo a qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria decidido que o Brasil adotará o padrão japonês (ISDB).

"O dia 10 de março, segundo ela [ministra], não tem qualquer definição desse tipo. É apenas uma definição de política industrial, o que, aliás, segundo ela, é uma sinalização. Nem sequer pode ser uma definição porque a negociação ainda está aberta", afirmou Jandira.

Participaram do encontro representantes do Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes), Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCom) e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), entre outros.

A deputada criticou a iniciativa do governo de querer adiantar a política industrial para o setor, como produção de software e equipamentos, antes da definição do padrão a ser adotado. "A discussão de política industrial tem que ser feita junto com o modelo de exploração para evitar um fato consumado a partir da política industrial", disse.

Jandira Feghali propôs à ministra que a definição seja precedida de uma ampla discussão com parlamentares e representantes a sociedade civil. Segundo ela, a Câmara dos Deputados promoverá um seminário sobre o tema. A deputada defendeu também que a definição do padrão seja feita por projeto de lei para que a questão possa ser discutida pelo Congresso Nacional, o que não ocorreria se fosse feito por decreto presidencial.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.