Usuário pagaria até 8% a mais por novos serviços móveis, diz estudo

0

Televisão e acesso a e-mail via celular estão entre os serviços favoritos dos usuários da telefonia móvel, segundo estudo realizado pela Siemens. A pesquisa, conduzida no Brasil, Canadá, China, Alemanha, Itália, Coréia, Rússia e Estados Unidos, também apontou que os brasileiros preferem músicas e e-mail pelo aparelho celular.

O estudo foi realizado com mais de 5,3 mil usuários de celular, corporativos e residenciais, e teve como objetivo identificar as expectativas dos usuários em relação às novidades em aplicações sem fio. A pesquisa ressalta que 81% dos brasileiros se mostraram interessados em adotar novas aplicações como o mobile e-mail e mobile music, e estariam dispostos a pagar até 8% a mais em sua fatura de telefone pelos serviços de valor agregado analisados.

Os potenciais usuários de mobile e-mail, na sua maioria, são corporativos (90% dos participantes da pesquisa apontam interesse). Entre os entrevistados, 75% prevêem o uso diário dessa aplicação, mas ao contrário de outros países, não preferem um modo de tarifação específico. Já o mobile music é considerado um atrativo para 81% dos usuários, dos quais com maior interesse está entre os com idade entre 16 e 25 anos (90%) e 82% entre 26 e 45 (82%). Os usuários com interesse em download de músicas prevêem um uso freqüente, sendo que 43% fariam o download das melodias semanalmente e 38% diariamente.

Em terceiro lugar na preferência, com 74%, está a aplicação enriched voice call, ou chamadas de voz avançadas, que permite serviços adicionais enquanto o usuário fala ao telefone como, por exemplo, vídeo-telefonia e envio simultâneo de conteúdos. A mobile TV apresenta uma perspectiva de adesão de 73%. O interesse é ainda maior pelo streaming de vídeo, com acesso a canais de TV, por exemplo (97% dos interessados em mobile TV), que pelo download de vídeos (84% dos interessados). Quanto ao mobile streaming, 72% utilizaria o serviço diariamente, mas não especificam claramente como preferem ser cobrados .

Mais de dois terços dos entrevistados usariam o file sharing, (compartilhamento de dados) via celular (70%), sendo que a faixa etária de maior interesse varia de 16 a 45 anos (75% interessados). Os usuários corporativos vêem maior benefício na aplicação (82% interessados). A group communication, ou comunicação em grupo, possibilitando conferências entre usuários, obteve a mesma aceitação, em torno de 70%, sendo que a metade pretende utilizá-lo diariamente.

Já o mobile gaming, os jogos, são apontados como os mais atraentes por dois terços dos entrevistados (53% já utilizam, enquanto 67% manifestam interesse). Oitenta por cento, entre homens e mulheres, com idade entre 16 a 25 anos, usariam em um futuro próximo. Quase dois terços acessariam diariamente (63%) e 55% gostariam de pagar pelo serviço de acordo com o uso.

Metade dos 515 brasileiros que participaram da pesquisa foi entrevistada por telefone; a outra parte, por meio de questionário on-line. Desse universo de pessoas, pesquisadas nas quatro principais capitais do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre), 14% pertenciam à classe A, 35% B, 37% C e 14% D.

O estudo conclui que o usuário no Brasil, em comparação ao de outros países, tem interesse acima da média por todas as aplicações indicadas, porém a utilização dos serviços em larga escala é afetada por restrições econômicas. Entretanto, a oferta de um modelo de tarifação adequada tem grande potencial de sucesso.

Os brasileiros também estariam dispostos a pagar até 8% a mais em suas contas telefônicas pelos serviços apresentados, mas consideram muito importante ter funções de tarifação que possam ajudá-los a controlar os custos, como aviso de cobrança, supervisor de limite, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.