Órgão japonês investiga demissão de presidente da Fujitsu

0

A demissão do presidente da Fujitsu, Kuniaki Nozoe, está sendo investigada pela Tokyo Stock Exchange (TSE), órgão regulador do mercado de capitais japonês semelhante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil, de acordo com informações do The Wall Street Journal. O órgão quer apurar se a empresa está escondendo ou não informações sobre o afastamento de Nozoe do cargo devido a uma mudança nas explicações para a demissão, atendendo a reclamações de investidores e acionistas da empresa.
Em setembro do ano passado, quando Nozoe deixou a presidência da companhia, a direção da Fujitsu afirmou que o executivo havia se demitido por motivo de doença, mas no sábado passado, 6, a empresa publicou um comunicado dando outra versão para a renúncia do executivo.
Segundo o documento, em fevereiro do ano passado, a Fujitsu estava implantando um projeto envolvendo serviços tercerizados, mas por volta de julho, auditores da companhia japonesa apuraram que a prestadora dos serviços em questão, cujo nome não foi revelado, "não tinha boa fama no mercado" e por isso decidiram cortar as relações, orientando Nozoe a fazer o mesmo. O executivo, porém, continuou mantendo "laços estreitos" com a empresa e por isso foi despedido.
A divulgação de uma segunda explicação para um movimento que já não estava sendo bem visto pelo mercado, porém, fez com que a TSE iniciasse um processo de investigação do caso e derrubasse, segundo o jornal americano, em 2,7% o preço das ações da Fujitsu nesta segunda-feira, 8.
Para o advogado corporativo da Fujitsu, Takeshi Nakao, a decisão do órgão regulador japonês não afetará em nada os negócios da empresa. "Não há o menor risco de um processo de acionistas neste momento", declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.