Virtualização do STJ pode se tornar modelo para Cuba e o Bird

0

O projeto de modernização e virtualização adotado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode se tornar referência para o Banco Mundial (Bird) e o Tribunal Supremo Popular da República de Cuba. O presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, viaja em breve a Washington, Estados Unidos, e a Havana, Cuba, para firmar acordos de cooperação técnica com ambos os órgãos, visando a transferência de conhecimento do STJ para a construção de um sistema judicial mais moderno.
O Banco Mundial vai incluir o projeto de virtualização do STJ em seu Programa de Ação e Aprendizagem sobre Transparência Judicial e Responsabilidade na América Latina e Região Caribenha. Para Cesar Rocha, essa decisão é muito importante, uma vez que vai propagar mundialmente as iniciativas do STJ que, a exemplo do Banco Mundial, tem uma preocupação estratégica com a transparência e a eficiência do judiciário.
O programa do Banco Mundial consiste em ações e iniciativas conjuntas destinadas ao fortalecimento institucional das instituições jurídicas na busca de um sistema judicial mais transparente e responsável. O memorando de entendimento, a ser assinado entre o STJ, o Instituto Banco Mundial e o Escritório do Banco Mundial no Brasil, inclui o compartilhamento de experiências e conhecimentos; planejamento dos recursos disponíveis e a integração de atividades, entre outras iniciativas.
Em Cuba, o presidente do STJ vai ser recebido por Rubén Remigio Ferro, presidente do Tribunal Supremo Popular. O acordo entre as duas instituições tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento de recursos humanos – magistrados e servidores – e o intercâmbio de informações sobre as experiências dos respectivos judiciários, bem como divulgar atividades e projetos no âmbito das competências próprias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.