Inpa coloca em operação Centro de Dados Compartilhados em Manaus

0

Entrou em operação nesta quinta-feira, 8, o Centro de Dados Compartilhados (CDC), no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus, que vai oferecer serviços de armazenamento, processamento e distribuição de conteúdo digital hospedados em infraestrutura de cloud computing doada pela fabricante chinesa Huawei para as instituições de ensino e pesquisa. O CDC é uma iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Educação (MEC), coordenada e operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com instituições de ensino e pesquisa nas regiões Norte e Nordeste.

O projeto piloto contempla os CDCs em Manaus e Recife onde permitirão atender de forma escalonada e crescente as demandas por recursos computacionais baseados nas atuais tecnologias de computação em nuvem, através de uma arquitetura que começa a ser disponibilizada no Brasil pela RNP.

O objetivo é oferecer serviços de armazenamento, processamento e distribuição de conteúdo digital, no contexto do Inpa, informações sobre a biodiversidade, clima e ambiente assim como componentes da dimensão humana na região, incluindo software, dados, imagens e vídeos para instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

"Estamos agora implantando o serviço de nuvem computacional. Ao longo do tempo novos centros de dados, localizados em qualquer parte do país, vão permitir um maior compartilhamento de informações entre a comunidade de pesquisadores e professores e alunos em todo o país e vão garantir a replicação de acervos de dados fundamentais mantidos em diversos laboratórios em todo o país através da infraestrutura compartilhada e redundante que a nuvem oferece", explica o diretor de serviços e soluções da RNP, José Luiz Ribeiro.

O CEO da Huawei no Brasil, Veni Shone, disse que a empresa continuará investindo no país como um parceiro confiável de tecnologia tanto para o governo, quanto para as empresas. "A Huawei tem o prazer de doar os sistemas de computação em nuvem para o governo brasileiro, que irão contribuir para projetos de EAD [educação a distância] nas regiões Norte e Nordeste."

Os Centros de Dados Compartilhados podem ser usados em diferentes áreas, como na saúde, para o armazenamento de imagens de cirurgias em ultra alta definição 4K, produzidas pela Rede Universitária de Telemedicina; na cultura, para preservação e acesso ao acervo do conteúdo audiovisual nacional, como os filmes do Canal 100, sobre o futebol brasileiro, mantido pela Cinemateca Brasileira, e na gestão e desenvolvimento de tecnologia e inovação, para o acesso a indicadores, plataforma de periódicos científicos e sistemas de avaliação.

"O crescente volume de dados produzidos sobre a Amazônia em todas as áreas do saber associado à necessidade de processamento mais robusto de dados e à proteção das informações eletrônicas fazem do CDC uma ferramenta vital para o avanço da Ciência brasileira. O Inpa está orgulhoso em poder contribuir com a RNP e o MCTI na implantação do CDC", destaca o diretor do Inpa, Adalberto Val.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.