Regulamentação de profissional de telemarketing e teleatendimento avança na Câmara

0

As atividades de telemarketing e teleatendimento estão próximas de serem regulamentadas por lei. Os deputados aprovaram na quarta-feira, 7, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Cdeic), parecer do deputado Afonso Florence (PT-BA) favorável aos projetos de lei (PL 2.673/07), de autoria dos deputados Jorge Bittar (PT-RJ) e Luiz Sérgio (PT-RJ) que regulamenta essas profissões.

A proposta agora vai ser apreciada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como tramita em caráter conclusivo, caso seja aprovada, não será preciso ser votada em plenário.

De acordo com o projeto, a jornada de trabalho dos profissionais de telemarketing e teleatendimento (atividade de atendimento a clientes e usuários, por meio de voz ou mensagens eletrônicas, realizadas a distância) não será superior a seis horas diárias ou a 36 horas semanais.

O projeto determina também que os funcionários terão um intervalo mínimo de dez minutos para descanso, a cada período de 50 minutos de trabalho. Já a prorrogação da jornada de trabalho só poderá ser prorrogada em casos por "motivo de força maior, necessidade imperiosa ou conclusão de serviços inadiáveis".

O projeto diz ainda que a jornada deverá ser organizada para evitar atividades aos sábados, domingos e feriados. Segundo o texto, a carga horária dos empregados que trabalham em tempo parcial não passará de quatro horas diárias e de 24 horas semanais, com descanso diário de dez minutos e com remuneração não inferior ao salário mínimo.

As atividades de telemarketing e teleatendimento empregam mais de 700 mil pessoas em todo o país. Os empregados são majoritariamente jovens com idade entre 16 e 24 anos, e a maior parte é do sexo feminino.

O setor é um dos que mais registra altos índices de doenças ocupacionais. Entre as mais comuns estão a perda auditiva, transtornos mentais, lesões por esforços repetitivos (LER), danos ortopédicos e cistite hemorrágica. No caso das LER, a incapacitação pode levar à invalidez permanente para o trabalho.

Embora se concentre prioritariamente no eixo Rio-São Paulo, as empresas de telemarketing têm centros de contato importantes, os call centers, em Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, na Bahia, no Paraná e Ceará. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.