Porque Blockchain é crítico para o CIO

0

Num relatório publicado com predições referente a importância do valor da informação no mundo atual, Gartner apontou que, mesmo que a informação seja considerada um dos bens principais das companhias, hoje não se tem uma métrica para medir ou ranquear o êxito de uma organização neste quesito.

Segundo Douglas Laney, vice presidente e notável analista do Gartner, vivemos a "era dourada" da informação, mesmo assim, ela não é considerada pelas entidades que avaliam as empresas. Isto mudará. Segundo ele, nos próximos anos, os analistas responsáveis em avaliar investimentos corporativos serão obrigados a considerar a informação como um capital de valor na avaliação da viabilidade e potencial de uma organização.

Isto representa um grande desafio para o CIO, que hoje, não só deve considerar todas as tendências tecnológicas num mundo de altíssima mudança, mas também deve fazer bom uso da tecnologia para aplica-la ao negócio de uma maneira segura e eficiente.

Para adequar-se a este mundo digital, muitos CIOs estão transformando a estratégia de IT e, transitivamente, a estratégia corporativa do "go to market". Desde a adoção de técnicas ágeis de DevOps até o uso dos benefícios da era cognitiva.

Mas os CEOs e o "boards" corporativos demandam tirar o máximo de proveito da tecnologia para descobrir novas rotas de crescimento. Neste contexto, o CIO deve considerar constantemente novas estratégias para endereçar esta demanda assim como adquirir uma visão periférica e inovadora.

A razão pela qual Blockchain tem um imenso potencial em todas as indústrias, é o de solucionar ou minimizar grandes problemas de custo, o risco e o tempo em disponibilizar um bem em um mercado "multisetor".

Este problema também é conhecido como "fricção de mercado" (Market Friction).

É importante que sejamos realistas: um mercado sem fricção é uma aspiração mais do que uma realidade. O Gartner prevê estes casos de fricção até o ano 2035 por conta de entraves burocráticos que deverão ser adequados paulatinamente nas implementações.

Porque o CIO deve entrar na era do Blockchain?

A tecnologia que pode concretizar esta aspiração já existe: é Blockchain, e traz grandes benefícios graças as seguintes características:

– Sistema de registros de atividade transacional descentralizado, distribuído que garante a transparência e imutabilidade da informação;

– Governança automatizada e autoregulada, segura e confiável;

– Intercambio de bens (expressado em transações) entre participantes de uma rede a um baixíssimo custo comparado com sistemas de legado tradicionais.

– Execução de transações de maneira descentralizada, autônoma e sem intervenção humana;

– Direitos e responsabilidades de operações reconhecidos entre participantes que garantem a estabilidade e transparência contratual.

Como apresentamos uma proposta de valor para a organização?

As companhias correm o risco de verem seus negócios passarem por disrupções se não fizerem nada em relação a Blockchain. É por isso que é importante mapear e discutir 3 áreas de impacto para criar um valor realista.

Momento do mercado: Blockchain irá trazer uma enorme redução de custos e as companhias irão experimentar uma grande facilidade de expandir seus negócios, seja entrando em um novo setor assim como expandido seus ecossistemas, mas é importante mapear possíveis entraves burocráticos que inviabilizem uma implementação e que possam frustrar a adoção deste modelo.

Gestão de risco: outro componente a considerar é que Blockchain ira reduzir riscos de maneira considerável graças ao modelo de auditabilidade, compliance, carência de pontos de falha e identidade global, mas devemos considerar as implicações que a automatização e dependência tecnológica podem gerar. Assim, devemos pensar na adequação dos modelos de risco para este novo esquema.

Considerações legais: Blockchain pode trazer a luz desafios legais, seja por jurisdições não esclarecidas, contratos informais  quebra de estândares do mercado, questões impositivas e outros. Na definição do caso de uso, estas pontos devem ser considerados.

Havendo endereçado estes pontos, conseguiremos amarrar as características e mitigar os riscos a fim de gerar uma proposta de valor.

Por onde começamos uma implementação?

Primeiramente, a sugestão é começar pequeno. Pensar em grande, sim, mas começar com um piloto controlado mapeando disponibilidade de recursos, viabilidades técnicas, sponsorship executivo, potencial de renda/ economia, visibilidade interna/ externa, entraves burocráticos e capacidades de expansão.

O entendimento da tecnologia é uma pré-condição, pelo que devemos entender todos os componentes que fazem parte do mundo de Blockchain, como node.js, github, virtualização,  containers, javascript, json e golang. Também é importante conhecer arquiteturas de redes, conexões P2P, criptografia e SSL.

Finalmente. se deve estar 100% atualizado de todos os componentes, aplicabilidades tecnológicas e casos de uso.

É critico que as companhias considerem ajuda de profissionais técnicos ou empresas dedicadas na implementação para garantir que os projetos sejam implementados de maneira exitosa, bem sucedidos e expansíveis.

Quando começamos?

Para concluir, o CIO moderno deve começar rápido. É muito provável que esta "segunda era da Internet" comece mais rapidamente do que a primeira, até porque muitos dos componentes tecnológicos e condições para que Blockchain decole, já existem.

Consulte-nos para definirmos seu caso de uso de Blockchain e como Smartchains pode Conectar seu Negócio!

Bernardo Madeira, especialista técnico de Blockchain-Hyperledger – Co fundador da Smartchains.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.