Em meio à reestruturação, HP anuncia abertura de 4,7 mil de vagas fora dos EUA, inclusive no Brasil

0

Em meio ao processo de cisão (spinoff) do negócio de computadores pessoais e impressoras da unidade de hardware e serviços corporativos, previsto para ser concluído em outubro deste ano, a HP anunciou nesta segunda-feira, 8, que irá expandir seu quadro de funcionários. A companhia vai abrir cerca de 4,7 mil vagas de emprego e estágios internacionais, quase o dobro dos cerca de 2,5 mil postos de trabalho que serão abertos nos EUA, segundo nota publicada em seu site.

O aumento da contratação de empregados no exterior se deve ao fato de que, hoje, cerca de 65% das vendas da HP virem de fora dos EUA e também por serem os mercados de crescimento mais rápido.

Em maio do ano passado, a HP havia anunciado que demitiria de 45 mil a 50 mil empregados, o que representou um aumento significativo em relação ao objetivo anterior, que era dispensar 34 mil funcionários. Até agora, a HP já cortou 36 mil empregos, sendo que a redução do número de trabalhadores totaliza 317 mil desde o ano passado. A meta da empresa com os cortes é alcançar uma economia de cerca de US$ 1 bilhão com a restruturação e um adicional de US$ 2 bilhões em reduções de custos com a cisão das unidades.

"Nós temos que ter uma estrutura de custos que nos permita competir", disse Meg Whitman, CEO da HP, em entrevista à Bloomberg News. "Precisávamos ter mais pessoas fora do grupo de serviços por causa da mudança no mercado de terceirização de TI, de modo que é um lugar que vai ao longo do tempo ter menos pessoas. Mas esperamos ter mais pessoas nas áreas de segurança, big data e na área de transformação em um ambiente híbrido."

A maior parte dos novos postos de trabalho será aberta em centros regionais bem estabelecidas como no Reino Unido, onde serão criadas 250 posições, e na Índia, que terá 1,4 mil vagas, bem como emmercados emergentes como o México, Costa Rica e Brasil, onde serão abertas 261 vagas. "Os mercados emergentes tendem a ter crescimento mais rápido do que os EUA", explicou Whitman. "Nós precisamos ter pessoas onde estamos crescendo."

"A contratação de mais pessoas nos mercados emergentes — Índia, China, Filipinas, América Latina e em outros lugares — também ajuda a manter os custos baixos, dando à HP mais condições de competir com outros fornecedores, da IBM a Huawei, da EMC a Lenovo", disse Whitman.

Embora ainda não esteja claro como as contratações e as demissões serão distribuídas entre a HP Inc e HP Enterprise, as duas empresas resultantes da cisão, a divisão de serviços nos EUA, parte da HP Enterprise, deve ser a mais afetada. "Pode haver um ligeiro movimento para mais locais fora dos EUA", disse Whitman.

"Isto já era evidente no negócio de serviços da HP, que tem sido de reduzir a força de trabalho em países de mão-de-obra de alto custo", segundo Mike Nefkens, chefe de serviços da empresa. "Temos feito de forma agressiva isso", disse.

Mas nem tudo se resume a cortes. A HP realiza muita pesquisa fora os EUA, particularmente na China, Índia, Bulgária e Costa Rica. Isso ajuda a atrair talentos, principalmente engenheiros, para cargos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de ponta nessas regiões. "Essa é uma parte do que podemos fazer como uma grande empresa", disse Whitman. "Nós podemos atrair os melhores talentos do que eu chamaria de mercados secundários."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.