SOA é prioridade dos bancos nos próximos 5 anos, diz IDC

0

Pesquisa feita no Brasil com projeções de uso de tecnologia para os próximos cinco anos, envolvendo bancos de grande porte (acima de 3 mil funcionários no critério da IDC), mostrou por ordem de prioridade que 85% deles pretendem investir em SOA/webservices; 75 no uso de componentização; 65% em software livre e 65% em DotNet e Java.

Segundo Mauro Peres, diretor de Consultoria da IDC do Brasil, ela revelou ainda que os grandes bancos em 2006 estão preocupados na geração de receitas, na retenção de clientes, eficiência operacional e compliance.

Para isso, os bancos pretendem investir em expansão da base de cartões de crédito, em ?cross selling?, novas agências, crédito direto a consumidor/financeiras e correspondentes bancários.

A pesquisa apontou que as prioridades gerais dos grandes bancos, em 2007, pela ordem, são renovações de ATMs, contingência, integração de arquitetura, segurança, Basiléia, front end de canais, CRM, gestão de crédito, mobilidade, cartão de crédito, up grade de ERPs e governança em TI.

Global

O setor de finanças mundialmente investe US$ 300 bilhões anualmente em tecnologia da informação. A informação é da vice-presidente de práticas de Global Banking da IDC ? International Data Corporation, Jeanne Capachin, revelada no evento IDC Brasil Financial Insights Conference 2006, realizado nesta terça-feira, 9/8, em São Paulo, cujo objetivo foi discutir as tendências do setor.

Segundo a especialista, o segmento de finanças responde por 19% dos investimentos de TI; pouco menos do setor de manufatura (20%) e acima.
do de Governo (15%) e Telecomunicações/ Mídia (10%).

A especialista aposta em suas previsões para 2007: ?fusão de instituições financeiras; crescimento de mercado abaixo de dois dígitos, segurança on line e de cartão de débito?.

Para ela, a preocupação dos bancos gira em torno das compliances de regulamentação, segurança e gerenciamento de fraudes; integração, arquitetura e automação; da administração da complexidade de canais e produtos e novas tecnologias, como SOA, colaboração e integração de dados.

Capachin disse ainda que da perspectiva dos CEOs de bancos com assests superiores a US$ 100 bilhões, os principais investimentos são 100% referentes à fidelização de clientes e gestão de risco, seguidas de custos, com 80%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.