TV digital pode começar a funcionar em 18 meses, prevê conselheiro

0

O coordenador do grupo que acompanha a implantação da TV digital no país e integrante do Conselho de Comunicação Social do Senado, Fernando Bittencourt, prevê um prazo de 12 a 18 meses para que o novo sistema seja colocado no ar

Depois de participar de reunião na Casa Civil do fórum permanente que trata do assunto ? composto por representantes do governo, de emissoras e empresários ?, ele acrescentou que a TV digital terá acompanhamento permanente do grupo. "Como o sistema foi concebido há dez anos, haverá necessidade de inovações tecnológicas, de forma a adequá-lo ao desenvolvimento atual da tecnologia", afirmou.

Bittencourt defendeu a realização de uma campanha para esclarecer a população sobre o uso da nova tecnologia. E lembrou que as emissoras, de acordo com o decreto que instituiu o sistema nipo-brasileiro, nos próximos dez anos terão a obrigação de transmitir tanto no sistema analógico quanto no digital, para os canais de TV aberta. Mas a transmissão adicional, a partir do segundo canal, terá que ser feita apenas no sistema digital.

Segundo o conselheiro, a transmissão digital terá semelhança com a qualidade de imagem do DVD, mas será opcional a uma emissora transmitir com padrão de alta-definição. E num mesmo canal de TV, com freqüência de 6 MHz, e com a interatividade que o sistema permite, a emissora pode transmitir até quatro programas diferentes. No entanto, alertou, a qualidade não será a mesma.

Bittencourt destacou o benefício do uso da TV digital na área de educação, já que o telespectador poderá contar com produção adicional simultânea em mais de uma tela, enquanto está assistindo a uma aula no primeiro canal, por exemplo. Ele defendeu uma preocupação do governo, durante o aperfeiçoamento do sistema, no sentido de impedir que o consumidor receba da indústria produtos de má qualidade.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.