Unifesp contrata rede óptica da Eletropaulo Telecom

0

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) assinou nesta segunda-feira, 7/8, um contrato com a Eletropaulo Telecom para a instalação de uma rede aérea de fibras ópticas, com 10 quilômetros de extensão, com investimentos de R$ 300 mil em cinco anos.

A rede aumentará a velocidade de troca de dados da instituição dos atuais 100 Mbps para 10 Gbps, além de interligar também o Hospital São Paulo e ambulatórios.

Pelo contrato, a Eletropaulo Telecom fornecerá cabeamento óptico melhorando a qualidade da conexão dos pontos interligados por sistema de rádio. Na rede principal a velocidade deve alcançar 10 Gbps, sendo distribuída para as pontas em 1 Gbps. A conexão dos pontos ligados por rádio passará de 2 Mbps para 4 Mbps.

A Prefeitura de São Paulo entra como parceira por considerar esta rede o primeiro passo para a instalação do chamado ?bairro universitário? em torno da Unifesp, na Vila Clementino, em São Paulo.

A Eletropaulo conta com uma rede de 1,5 mil quilômetros de extensão em toda a Grande São Paulo.

Segundo Meide Silva Anção, diretor do departamento de informações da Unifesp, o cabeamento óptico aéreo vai facilitar a conectividade entre os prédios em 13 quarteirões.

Além da instalação do sistema de fibras ópticas, a instituição possui cerca de 200 outros endereços espalhados por quarteirões próximos. ?Um cabeamento subterrâneo seria inviável, por isso a melhor solução foram as fibras aéreas?, diz Anção. Muitos dos pontos estavam conectados por rádios ponto a ponto, da Motorola.

?Além da instalação do sistema de fibras ópticas, estamos trocando alguns rádios para ponto-multiponto e desativando 20 links de ADSL que serão suportados pela nova rede?, explica o diretor. Outro projeto da universidade, para 2007, será a implantação de uma rede WiMAX que beneficiará não só a Unifesp como todo o bairro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.