Conselhos municipais e estaduais de saúde serão informatizados

0

O Banco do Brasil, o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz e o Conselho Nacional de Saúde assinaram nesta quarta-feira (8/8), em Brasília, acordo de cooperação técnica para informatizar os conselhos municipais e estaduais de saúde, por meio da doação, pelo Programa de Inclusão Digital do BB, de mil computadores. Os equipamentos serão usados para ajudar a disseminar conhecimentos na área de saúde à população em geral.

O Banco do Brasil deu início ao seu Programa de Inclusão Digital em 2004. Desde então, segundo o banco, foram implantados mais de 1,6 mil telecentros e salas de informática, totalizando cerca de 40 mil computadores doados, que atendem a mais de 4 milhões de usuários por ano. O BB planeja para este ano expandir sua rede para, no mínimo, 2 mil telecentros. Atualmente, existem 30 telecentros prontos para inauguração e 120 em fase de implantação.

Além de criar seus próprios telecentros, o BB também contribui com o trabalho de telecentros parceiros. No primeiro trimestre foram doados mais de 3 mil computadores e há previsão de doar outros 15 mil micros no ano. Para o segundo semestre, o banco planeja lançar um portal que integrará todas as comunidades atendidas pelo programa, além de buscar novas parcerias que possam reforçar a sustentabilidade dos projetos.

Recentemente, o BB assinou convênio com o Brasília Java Users Group (DFJUG), que incrementará o projeto de educação à distância. Por meio dessa parceria, os telecentros irão difundir o uso e o desenvolvimento da linguagem no país em seus mais diversos aspectos. O acordo prevê a implementação da iniciativa Java Education and Development Iniciative (Jedi) em todos os telecentros do Programa de Inclusão Digital do BB. O aluno terá à sua disposição, gratuitamente, manuais, slides de apresentação das aulas, provas, exercícios, material de referência e vídeo-aulas.

Outra ação conduzida pelo programa é o projeto Conviver, que oferece cursos de linguagem de programação avançada Cobol e Java para pessoas com deficiência. O programa trabalha cada vez mais com o conceito de acessibilidade, procurando adaptar seus espaços às diversas necessidades especiais de seus usuários. A meta do BB para o segundo semestre é dotar todos os telecentros com o sistema de leitura de telas Orça, desenvolvido em software livre, que transforma o texto em mensagem de voz e possibilita o uso por deficientes visuais.

O BB desenvolveu e adaptou aplicativos em código aberto para a necessidade dos telecentros. Um dos softwares desenvolvidos foi o Suíte Telecentro, que possibilita implementar projetos de inclusão digital a partir de equipamentos considerados defasados tecnologicamente. O software está disponível para download na internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.