Toshiba quer fornecer reator para usina nuclear brasileira

0

O presidente mundial da Toshiba Corporation, Atsutoshi Nishida, afirmou nesta quarta-feira (8/8) que a empresa japonesa tem interesse em fornecer equipamentos para a quarta usina nuclear do Brasil. Ele veio ao país para celebrar os 30 anos da parceria da Toshiba com a brasileira Semp, que resultou na Semp Toshiba, fabricante de eletroeletrônicos. A companhia nipo-brasileira aproveitou a vinda de Nishida para anunciar que passará a fabricar produtos da linha branca, celular e GPS.

Em 2006, o grupo japonês comprou, por US$ 5,4 bilhões, uma das maiores produtoras de reatores nucleares, a Westinghouse, filial da estatal inglesa British Nuclear Fuels (BNFL) nos Estados Unidos. A usina Angra 1 utiliza tecnologia nuclear da empresa norte-americana.

?Queríamos que a Westinghouse continuasse [no setor nuclear brasileiro]. Se isso for possível, estaremos gratificados?, afirmou Nishida, acrescentando que nenhum acordo foi firmado e que ainda haverá o processo de concorrência.

Nishida reuniu-se na manhã desta quarta-feira com o presidente em exercício, José Alencar, no Palácio do Planalto. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, informou na terça-feira (7/8) que a Eletronuclear está autorizada a iniciar os estudos para definir o local de instalação da quarta usina no país. A autorização foi dada pelo Conselho Nacional de Política Energética.

A nova usina nuclear terá capacidade de produzir cerca de mil megawatts, deverá ser instalada na região Nordeste e tem previsão de entrar em operação entre 2015 e 2020. "É um projeto adicional ao de Angra 3, que entrará em operação em meados de 2013", esclareceu Tolmasquim.

Organizações não-governamentais protestaram nesta quarta-feira em frente ao Palácio do Planalto contra a retomada da construção de Angra 3 e o programa nuclear brasileiro.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.