Pesquisa revela melhoria nas empresas que investiram em qualidade

0

Empresas que adotaram o modelo de Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR) entre os anos de 2008 e 2010 apresentaram melhora na produtividade, no grau de satisfação dos clientes, nas estimativas de prazo e no faturamento. Essas informações são resultado da pesquisa iMPS 2010, desenvolvida pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) para avaliar, em vários aspectos, o desempenho das empresas que adotaram o MPS.BR durante o período. Dos adeptos, 92% se declararam satisfeitos com o modelo.
Em 2010, atingiu-se a significativa marca de 250 avaliações MPS realizadas no Brasil. Atualmente, esse número já chega a cerca de 300 empresas. Em Minas, a Fumsoft, responsável pela certificação das empresas de TI, já implementou o modelo de qualidade em 42 empresas e a estimativa é de que o ano de 2011 seja finalizado com um total de 54 certificações. O estado disputa com São Paulo o primeiro lugar no ranking de empresas avaliadas.
Segundo o coordenador de Qualidade da Fumsoft, Carlos Barbieri, o estudo mostra que o MPS.BR é um diferencial competitivo, além de trazer benefícios internos. "As empresas atingem um nível maior de maturidade de processos e, assim, conseguem se colocar de maneira mais forte no mercado", aponta. A pesquisa iMPS foi respondida por um total de 156 empresas. O estudo revelou que a maioria das empresas que implementaram o modelo (72%) são consideradas de pequeno e médio porte. As outras 28% são consideradas organizações de grande porte, com mais de 100 colaboradores.
Entre 2009 e 2010, as empresas também reportaram uma tendência ao aumento do faturamento e do número de clientes. Além disso, foi detectada uma melhoria relacionada à satisfação dos clientes. Foi o que aconteceu na empresa Sydle, que começou a implantar o MPS.BR em 2009 e já está no nível F da certificação. Para o gerente de qualidade da empresa Paulo Eduardo Silva, um dos benefícios do modelo foi a percepção positiva dos clientes. "O número de empresas certificadas está crescendo muito a cada ano e o reconhecimento do modelo no mercado está acompanhando esse crescimento. Isso se tornou um diferencial para nós no momento das negociações com os clientes", afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.