Softex de SC lança projeto para informatizar prefeituras

0

Na semana que vem o GeNESS (agente Softex de Florianópolis), ligado à Universidade Federal de Santa Catarina da (UFSC), lança o projeto ?Via Digital ? Caminho Inteligente para a Informatização Pública? que selecionará, através de enquête eletrônica, as cinco prefeituras que farão parte de sua fase piloto.

O objetivo do projeto é implantar um centro de referência virtual que permita o acesso e o desenvolvimento compartilhado de software para gestão municipal, com base em software livre, o que permitirá a construção de um acervo público de soluções com foco na realidade das pequenas prefeituras.

Com o propósito de informatizar os órgãos municipais de forma sustentada e promover o desenvolvimento local, o portal Via Digital servirá ainda como um ambiente virtual para capacitação técnica, troca de informações, acesso a fontes de informação e criação de oportunidades de negócio a todos os participantes da cadeia de produção do setor: técnicos e executivos da administração pública, profissionais de empresas de software e serviços relacionados, participantes das comunidades de software livre e empreendedores.

Dentre as diversas propostas do projeto há a metodologia para a criação dos ambientes de interação adequados ao modelo. Para selecionar as prefeituras, além dos requisitos internos, será avaliado também o contexto regional no qual o município está inserido (?ecossistema?). Dessa forma, haverá uma qualificação das empresas, dos agentes indutores, do grau de incentivo do estado à informatização e à adoção de software livre.

O projeto conta com outros quatro participantes: CGSOFT (agente Softex de Campina Grande) UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Observatório Digital da Sociedade Softex, CenPRA (Centro de Pesquisas Renato Archer/MCT) e OpenS Tecnologia (Florianópolis). O órgão financiador do projeto é a Finep/FNDCT (Financiadora de Estudos e Projetos/Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.