Fortaleza ganha rede acadêmica de alta velocidade e núcleo de telessaúde

0

Um projeto que interliga, via internet, várias instituições de ensino superior e de pesquisa promete transformar radicalmente o processo de desenvolvimento científico em Fortaleza, no Ceará. Nesta terça-feira, 9, será inaugurada a Rede Metropolitana de Fortaleza (GigaFor), infra-estrutura de fibra óptica com 1 Gbps de capacidade que possibilitará o uso de aplicações avançadas e a troca de grande volume de dados entre os principais centros de ensino e pesquisa do país.

No mesmo dia também será inaugurado o Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Ceará (UFC), do qual fazem parte o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, que estará totalmente equipada até o fim do ano, segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Tanto o hospital quanto a maternidade integram a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), iniciativa do MCT, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A Rute visa a aprimorar a infra-estrutura para telessaúde presente nos hospitais universitários e a promover a integração dos projetos existentes nesta área.

A GigaFor é fruto do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep). Assim como a Rute, a Redecomep é uma iniciativa do MCT coordenada pela RNP. Redes semelhantes à GigaFor já estão em operação em Belém, Manaus, Vitória, Florianópolis, Distrito Federal, Natal e São Paulo. A previsão é de que até o fim do ano mais seis redes metropolitanas entrem em operação no país.

Com 15 instituições participantes e 54 quilômetros de extensão, a rede de Fortaleza consumiu R$ 840 mil de investimentos, aplicados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e auxílio de parcerias com o governo do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza e a Companhia Energética do Ceará (Coelce).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.