Latinoware 2008 difundirá sistemas livres de informação

0

Será realizada de 30 de outubro a 1º de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, a 5ª Conferência Latino-Americana de Software Livre – a Latinoware 2008. O evento vai reunir profissionais, estudantes e especialistas em sistemas de software livre e de código aberto, de vários estados do Brasil, Paraguai e Argentina. Mais de três mil pessoas são aguardadas. A Latinoware receberá, também, especialistas de toda a América Latina, além de dirigentes de diversos órgãos públicos e privados, que apresentarão soluções em software livre e de código aberto. O encontro deve abrir espaço para o debate de temas relacionados à tecnologia da informação e da comunicação, com base em modelos de software livre desenvolvidos no continente latino-americano. O congresso é uma iniciativa da Itaipu, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu e do Governo do Paraná, por meio da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e do Serviço Nacional de Processamento de Dados (Serpro), entre outros parceiros.

A Latinoware 2008 terá importantes eventos paralelos, entre eles, a 2ª edição da Olimpíada de algoritmos Hosnet, que deverá reunir estudantes e professores do ensino técnico de vários estados brasileiros. Outra atração será o 2º Prêmio Latinoware de Software Livre. O concurso apresentará os mais avançados sistemas de software livre na América Latina. A iniciativa busca fomentar o uso e o desenvolvimento desses sistemas abertos no Brasil, privilegiando as universidades como um dos caminhos ideais para a difusão de tecnologias livres.

A organização da Latinoware 2008 vai ceder espaços, gratuitamente, para que diversos grupos de usuários possam ter um ponto de encontro, mostrar seu trabalho e trocar experiências com outros grupos, pessoas e instituições. O objetivo é promover uma maior integração entre todos que estão ligados ao tema. Quem desenvolveu ou está trabalhando em um sistema de código aberto poderá inscrever-se para participar do evento. A apresentação será na forma de palestra. Os trabalhos serão avaliados pela comissão organizadora e por profissionais da área. Serão julgados os quesitos originalidade, qualidade técnica e a relevância do projeto no cenário do software livre.

Mais informações podem ser obtidas no site www.latinoware.org.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.