Presidente do TSE garante que urnas eletrônicas são seguras

0

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, iniciou nesta segunda-feira, 8, o processo de assinatura digital e de lacre dos sistemas que serão utilizados nas eleições de outubro. Após os últimos testes, que vão até sexta-feira, 12, os programas serão assinados digitalmente pelo presidente do TSE e representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de partidos políticos.

Ayres Britto disse estar convicto de que os sistemas são seguros e invioláveis. "É a mais avançada tecnologia eletrônica a serviço da verdade do jogo eleitoral", resumiu o presidente do TSE. "Antigamente, um candidato ia para o processo eleitoral afirmando que poderia ganhar e não levar porque seria fraudado. Agora não, a pessoa já vai para a urna com a convicção de todo um aparato tecnológico a serviço da velocidade [da apuração], da segurança, transparência, da visibilidade, tudo checado. Estou convicto da segurança do sistema", afirmou Britto.

De acordo com o diretor de informática do TSE, Guiseppe Janino, um conjunto de sistemas de segurança atuando conjuntamente dá a garantia de que não há possibilidade de fraude no processo de votação. "São vários mecanismos que são implementados e encadeados visando a segurança e transparência do processo. A assinatura digital é um dispositivo de extrema importância porque ele garante a autenticidade e integridade dos programas. Se for modificada uma vírgula em um determinado programa, ele não funciona mais", explicou Janino.

Este ano, todos os sistemas utilizados nas eleições serão assinados digitalmente e terão certificação de Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICT), utilizado pelo governo federal. Além disso, segundo Janino, em três municípios – São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO) – será utilizada a identificação biométrica do eleitor, ou seja, as pessoas que forem votar serão identificadas pelas digitais.

Na semana passada, o deputado Geraldo Magela (PT-DF), presidente da subcomissão especial de Segurança do Voto Eletrônico, afirmou que as urnas eletrônicas fabricadas pela norte-americana Diebold utilizadas nas eleições do país não são seguras e não dão garantia de que a vontade do eleitor será respeitada. O parlamentar lembra que a comissão já dialogou com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que seu papel agora é de tomar atitudes positivas para fazer valer a vontade do eleitor. Para garantir o respeito ao voto, Magela defende a aprovação de sugestões feitas pela subcomissão, a partir da opinião de especialistas da área (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.