TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

RIM tem forte crescimento nas vendas de smartphones no 2º trimestre

Postado em: 08/09/2008, às 21:10 por Redação

As vendas mundiais de smartphones totalizaram 32,2 milhões de unidades no segundo trimestre, 15,7% maior que no mesmo período de 2007, de acordo com um estudo do Gartner. No total das vendas de dispositivos móveis, esses produtos representaram 11%, mantendo o percentual do ano passado.

A Nokia manteve a liderança no setor, com 15,2 milhões de unidades vendidas e 47,5% de participação de mercado. A RIM, fabricante do BlackBerry, aparece na segunda posição, com crescimento de 126% nas vendas, totalizando 5,5 milhões. Com isso, ela praticamente dobrou a participação que detinha no mesmo período do ano passado, para 17,4%.

A HTC vem em terceiro lugar após fechar o primeiro trimestre em sétimo, graças ao crescimento de 119% nas vendas somando 1,3 milhão de aparelhos, resultado do bom desempenho da linha touch screen no mercado mundial.

Em quarto lugar, aparece a Sharp com 1,3 milhão de smartphones comercializados e queda de 41,6% no período. A participação da Apple caiu dos 5,3% na comparação com o primeiro trimestre, para 2,8%. A queda é decorrente da "queima" de estoque promovida em suas lojas para o lançamento do iPhone 3G em junho.

Entre os sistemas operacionais, o Symbian ficou estável enquanto os competidores, como o sistema do BlackBerry e o Mac OS usado no iPhone, cresceram 126% e 230%, respectivamente.

Embora as vendas globais de smartphones para usuários finais no primeiro semestre tenham alcançado 64 milhões de unidades, com crescimento de 22% comparado a 2007, o ritmo de crescimento foi lento a partir do segundo semestre do ano passado devido a desaceleração da economia norte-americana.

Em nível regional, o mercado norte-americano cresceu 78,7% no segundo trimestre e respondeu por quase 25% das vendas globais. A Europa, Leste Europeu e África respondem por 21% de crescimento ano sobre ano. O mercado da Ásia/Pacífico e Japão caiu 4,8% e 24% respectivamente.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top