TI para todos que são bons

0

O futuro: grandes empresas, fornecedoras de recursos de TI, investem no desenvolvimento de novas tecnologias, sistemas de gestão, software e projetos de consultoria. Mas, uma empresa fornecedora não pode só oferecer o hardware, ou o software isoladamente. As empresas usuárias dos recursos de TI precisam de soluções e não mais buscam três, quatro ou cinco fornecedores. Apenas em um deles desejam encontrar a solução completa – de hardware e software à implementação e os serviços de suporte e sustentação da tecnologia. Para quem pensa que a previsão pode significar perda de crescimento ou de emprego, o engano é certo. Pelo contrário. Novas áreas se abrem com inúmeras possibilidades de carreira. E é aqui que começa a busca pela grande chance.

Certamente, trabalhar em TI requer muita dedicação no estudo e formação que não requer, necessariamente, um curso superior. Hoje, o ideal é que o profissional seja um especialista e que esteja rapidamente pronto para o mercado, razão do sucesso dos cursos de tecnologia. O profissional de informática é medido por competência – quanto mais atualizado estiver, melhor – e as certificações técnicas são importantíssimas para o desenvolvimento da carreira. Mas, ainda é um problema para o mercado a fluência em idiomas. O inglês é imprescindível e em alguns casos passa a ser mais importante do que a própria formação do profissional. Por isso, quem quiser se dar bem na carreira deve se basear nestes quatro pilares: experiência técnica, fluência na língua inglesa, perfil comportamental com maior desenvoltura e certificações técnicas. Para quem já está no mercado, o que pode ajudar no seu desenvolvimento é a aposta em novas tecnologias, acompanhar as tendências mundiais e procurar cursos que certifiquem o profissional no curto prazo. Um outro bom caminho é a experiência em empresas que prestam serviços ou em empresas clientes em TI.

A construção de currículos para os cursos de gestão da tecnologia é um dos grandes temas em debate no meio acadêmico e no mercado profissional. A exigência de profissionais capacitados a atuar em uma área que busca cada vez mais qualidade, competência técnica, flexibilidade e constante atualização, aumenta a demanda por cursos que garantam essa capacitação aos profissionais por eles formados. Isso traz grandes desafios para as instituições de ensino superior, porque a dinâmica da área é incompatível com currículos mínimos ou outras formas de engessamento da estrutura e conteúdos dos cursos de gestão da tecnologia. O campo da tecnologia da informação é, na atualidade, um dos mais promissores campos de trabalho, seja pela rapidez com que se dá o avanço tecnológico, seja pela importância do recurso para as mais diferentes organizações. O uso estratégico da gestão das informações geradas por ferramentas de TI não é apenas imprescindível e determinante nas empresas. É essencial.

Constantemente, a mídia, principalmente em revistas especializadas, diagnostica no mercado de trabalho em TI, principalmente na área da gestão, a demanda por profissionais qualificados. Eles estão em falta, sobram vagas e muitos necessitam de qualificação quando contratados, o que implica em custos adicionais para a empresa contratante. Além disso, há de se contabilizar o dispêndio de tempo para qualificá-lo. E tempo é um dos fatores prioritários para as organizações. O acesso rápido às informações é vital para que a empresa consiga atender às demandas de clientes cada vez mais exigentes. Obter, rapidamente, o maior número de informações disponíveis e confiáveis é fundamental, razão pela qual a gestão da tecnologia da informação – que permite, a partir de técnicas e ferramentas de TI, obter todas as informações de forma confiável, rápida e com alto grau de disponibilidade – é preponderante.

A exigência: profissionais que tenham o domínio da gestão da Tecnologia da Informação e que conheçam as diversas áreas/departamentos das empresas, de modo a dimensionar exatamente o que as organizações necessitam para ter acesso às informações de maneira rápida, precisa, confiável e segura. Um profissional com esse nível de conhecimento na área de informática, e com bons conhecimentos na área da administração, é raro. Com o atual dinamismo, toda organização, por menor que seja, necessita de pelo menos um profissional qualificado e apto a tomar e/ou auxiliar na tomada de decisões importantes, ou para gerenciar projetos na área de tecnologia voltada à administração. Alguém capaz de reter e manipular as informações, geradas com auxílio da TI, indispensáveis à tomada de decisões gerenciais.

As universidades não perceberam que o perfil do profissional de TI está mudando e continuam formando pessoas iguais, enquanto o mercado anseia por pessoas versáteis, adaptáveis, com iniciativa, trabalho em equipe e que entenda de negócios. Segundo pesquisas do Instituto Gartner, seis, em cada dez profissionais de TI, deverão ocupar funções de negócios até 2010.

O mercado profissional de TI é o mais democrático. São tantas as suas funções e interpretações que há possibilidade de emprego para diferentes formações. De acordo com a Culpeppers and Associates, empresa especializada na pesquisa de salários, cargos e planos de carreiras nas áreas de TI e telecomunicações, existem nada menos que 184 diferentes cargos e funções disponíveis hoje no mercado de TI.

Paulo Antonio de Almeida,PMP, diretor-presidente da KPO Consulting and Educational Services

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.