Abinee quer que isenção só vigore para PC fabricado no país

0

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) quer que apenas os PCs fabricados no Brasil tenham a isenção de PIS e Cofins. Para tanto, a entidade pretende que os benefícios da medida provisória nº 534, que isenta os tablets produzidos no Brasil de PIS e Cofins, seja estendida para os PCs. Isso porque, atualmente, tal isenção para os PCs é regida pela Lei do Bem, que reduz a zero a alíquota do PIS e Cofins incidente sobre a venda de computadores pessoais com preço de até R$ 4.000, seja ele produzido aqui ou não. Entretanto, a entidade acredita que apenas os PCs fabricados localmente deveriam receber o benefício, visando o desenvolvimento da indústria local. A entidade propõe que seja feita uma emenda à MP alterando a abrangência dos incentivos fiscais.

“Queremos que apenas as empresas que produzem localmente tenham o benefício, para estimular a indústria nacional. Não é correto uma empresa que apenas importa e vende no Brasil ter o mesmo benefício daquela que produz localmente, gerando riqueza para o país”, defendeu Humberto Barbato, presidente da Abinee.A Abinee, inclusive, já havia feito a proposta à deputada  Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), relatora da medida provisória que incluiu os tablets como beneficiários da isenção fiscal, que rejeitou a sugestão.

Como a emenda proposta foi rejeitada, a Abinee vai fazer todos os esforços para que ela seja incluida na MP 540, que engloba diversas mudanças no modelo de tributação do país. Mas a possibilidade que está em estudo na entidade, embora ainda não tenha sido discutida, é mesmo tentar incluí-la, por meio de emenda, à MP 534, que agora será analisada no Senado. Barbato admite, no entanto, que alterar o texto que chegou ao Senado é mais difícil do que inserir a emenda na MP 540.

A proposta alteraria a Lei do Bem, garantindo apenas às empresas que produzem PCs no Brasil a isenção do PIS e da Cofins.  Ao ser questionado se essa medida não poderia levar a uma queda nas vendas ou aumento dos preços dos PCs – já que alguns modelos são importados –, Barbato contra-argumentou ressaltando  que “mais de 30 empresas fabricam computadores no país”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.