TIM amplia capacidade do núcleo da rede de 10 para 140 Gbps

0

A TIM anunciou nesta quinta-feira, 8, o investimento de R$ 20 milhões na substituição de doze roteadores de alta capacidade em sua infraestrutura de rede. A operadora é a primeira do País a adquirir os equipamentos, da nova família Terarouter CRS-3, da Cisco, que ampliarão a capacidade de 10 Gbps para 140 Gbps por slot. A capacidade de cada roteador chega a 4,5 Tbits.

Segundo o engenheiro de Sistemas da Cisco do Brasil, Adriano Alves, os equipamentos estão sendo instalados no núcleo (core) da rede e nos pontos de interconexão com os provedores de acesso internacional nos locais de maior congestionamento da rede da TIM. “Além de uma capacidade de transmissão de dados extremamente maior, a operadora ampliará sua base de assinantes com melhor experiência para o usuário final. E haverá também uma redução do custo operacional da rede”, diz. “E toda a infraestrutura adquirida é comum a todos os serviços, sejam eles móveis ou fixos”, explicou o executivo, se referindo às demais redes incorporadas à TIM, como a da Intelig e futuramente da AES Atimus. O próximo passo, de acordo com ele, deve ser o upgrade para redes de 100 Gbps também nas camadas de distribuição e acesso.

Para o engenheiro da Cisco, o cliente tem sido o principal gatilho do investimento das teles móveis em suas infraestruturas. “O fator decisivo deste e de outros investimentos é a mudança do comportamento do assinante de banda larga, que hoje assiste muito mais conteúdo de vídeo do que no passado. E, para atender essa demanda, é preciso de alta capacidade de rede”, acrescenta.

Segundo o responsável da rede de transporte da TIM, Claudio Merulla, a nova rede da TIM está preparada para a nova demanda por serviços de vídeo. “Com a capacidade disponibilizada pelos novos equipamentos é possível fazer o download de mais de 15 mil filmes de alta definição em um minuto, além de garantir um novo e mais alto padrão de qualidade, permitindo, por exemplo, o rápido redirecionamento dos fluxos de dados em caso de falha, sem que a mesma seja percebida”, diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.