A Microsoft anunciou nesta terça-feira, 8, um acordo com a Dell por meio do qual a fabricante de PCs vai comercializar e fornecer suporte para sua linha de tablets Surface. Aliança é parte da estratégia da empresa para tentar impulsionar as vendas do dispositivo para grandes corporações.
O acordo é incomum porque a Dell irá fornecer suporte e garantia para os tablets como se fossem fabricados por ela, e também porque normalmente a fabricante não produz hardware para outra empresa, disse Kirk Schell, vice-presidente e gerente geral de soluções para clientes comerciais da Dell, em entrevista à Bloomberg. Segundo ele, o pacto permitirá que os grandes clientes implantem os dispositivos com o restante dos PCs e servidores da Dell.
As vendas do Surface geraram US$ 3,9 bilhões de receita para a Microsoft no ano fiscal passado, mas ele continua a ter uma participação ínfima no mercado de tablet. O acordo com a Dell, na realidade, visa preencher uma lacuna, já que os grandes clientes ressaltavam a necessidade de a empresa oferecer um melhor suporte global.
"A Microsoft não tem sido uma empresa de hardware ao cliente", disse Brian Hall, gerente geral do Surface. "Muitos clientes disseram que [para o tablet] ser um padrão para os funcionários, precisávamos ter essas capacidades. Eles continuavam dizendo que precisávamos ter capacidade de suporte e serviços como a Dell."
A Microsoft, que lançou o Windows 10 em julho, deve liberar atualizações do sistema operacional para as empresas ainda neste mês. Em outubro próximo, ela promete apresentar, durante um evento, o Surface Pro 4, já com o novo sistema operacional, o que deve contribuir para o sucesso de sua estratégia. A expectativa é que o Surface Pro 4 seja uma evolução do 3, mais leve e fino, ao mesmo tempo em que apresenta um display maior e com melhor resolução.