Senado vai debater regras para atividade de telemarketing

0

A regulamentação das atividades de telemarketing será tema de audiência pública na reunião nesta quarta-feira (10/10) da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado. A audiência foi requerida pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES), relator de dois projetos de lei que tratam do assunto: o PLS 243/04, da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), e o PLS 123/07, do senador Expedito Júnior (PR-RO).

Foram convidados para debater o assunto com os senadores o superintendente de serviços privados da Anatel, Jarbas José Valente; o presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), Topázio Silveira Neto; a coordenadora de assuntos jurídicos do departamento de proteção e defesa do consumidor do Ministério da Justiça, Maria Beatriz Corrêa Salles; e o gerente jurídico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Marcos Diegues.

O PLS 243 disciplina as práticas de telemarketing, coíbe abusos e fraudes nesses serviços e implementa o Registro Nacional de Chamadas. Em seu projeto, Roseana Sarney determina que as ofertas de venda através do telemarketing devem ser claras, precisas e completas e não podem ser oferecidas para menores de idade. Também estipula o horário das 8h às 18h30 para o contato, entre outras exigências.

O Registro Nacional de Chamadas proposto pela senadora maranhense tem o objetivo de garantir a privacidade das pessoas que não desejam receber chamada telefônica com oferta de bens ou serviços. Qualquer cidadão que não queira receber chamadas de determinada empresa de telemarketing poderá solicitar a inclusão do seu nome no cadastro, mediante solicitação escrita, por telefone ou através da internet.

Já a proposição de Expedito Júnior, o PLS 123, estipula condições para a oferta de bens ou serviços e a solicitação de donativos através de chamadas telefônicas. Algumas das exigências são que as chamadas não solicitadas somente poderão ser realizadas em dias úteis, no horário entre 8h e 21h; toda entidade ofertante ou solicitante deverá manter lista dos códigos de acesso dos assinantes que não desejam receber chamadas; e as chamadas não solicitadas não poderão ser feitas a cobrar.

Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.