Rio Grande do Sul implanta prontuário único do paciente

0

Chamado de Sistema Integrado de Gestão em Saúde (SIGS), o projeto, que envolve dezenas de municípios da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo, terá participação do governo do Rio Grande do Sul para fornecer aos municípios toda a infraestrutura de sistemas e data center. A proposta é modernizar a rede pública de saúde, qualificando e agilizando o atendimento ao cidadão.

O investimento alia novas unidades de saúde com equipes de atenção completas (médicos, agentes, enfermeiros, dentistas) e medicamentos básicos à TI, que permite registrar na nuvem as informações clínicas dos pacientes, por meio do Prontuário Eletrônico InterSystems TrakCare.

A implantação do SIGS vai integrar a área de saúde que compreende a região de Passo Fundo, incluindo hospitais, UPAS e laboratórios, totalizando milhares de usuários profissionais de todas a áreas da saúde. Assim, os processos ficam padronizados para melhor controle dos serviços prestados, possibilitando que todo o acompanhamento do paciente seja registrado e atualizado no sistema, desde a porta de entrada em uma unidade de atenção básica até um complexo procedimento cirúrgico que ele possa precisar.

Para o CEO da InterSystems na América Latina, Carlos Eduardo Nogueira, a integração permite disponibilizar dados clínicos dos pacientes para toda a rede, iniciando um ciclo de uso inteligente destas informações para prevenir doenças e traçar diagnósticos muito mais precisos e embasados. Ele também destaca as vantagens para o governo. "O projeto ajudará a racionalizar custos ao reduzir drasticamente o número de internações — já que se pode atuar de forma preventiva às doenças — e ao diminuir o número de pedidos de exames, pois em caso de perda, não é preciso repeti-los já que eles ficam registrados no sistema", afirma.

O InterSystems TrakCare registra todo o histórico da saúde do paciente, desde cadastro até exames realizados, medicação e doenças crônicas. Ele possibilita ainda que a equipe médica tenha acesso a essas informações em qualquer unidade de saúde em que o cidadão for atendido.

Nogueira explica que "ao eliminar o prontuário em papel, dando lugar à automatização, o atendimento também fica menos burocrático, trazendo mais dignidade ao cidadão e contribuindo para multiplicar serviços e melhorar os índices de qualidade. Por meio do banco de dados gerado por essas informações será possível também traçar o perfil sanitário da região e do município".

O SIGS, previsto para ser concluído até o final de 2014, deve gerar grande economia para o governo do Rio Grande do Sul, já que será reduzido o uso de prontuários em papel e de pedidos de exames e também a melhoria da gestão dos medicamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.