Vendas mundiais de PCs voltam a cair no 3° trimestre, mas Apple, HP e Lenovo ampliam market share

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A vendas mundiais de computadores pessoais voltaram a cair no terceiro trimestre deste ano. Dados do instituto de pesquisas Gartner apontam uma queda nas remessas de PCs de 7,7% no período, para 73,7 milhões de unidades. Já a IDC contabilizou um tombo ainda maior entre julho e setembro, de 10,8%, na comparação com igual intervalo de 2014, para cerca de 71 milhões de máquinas, uma queda quase tão grande quanto os 11,8% do trimestre anterior.

De acordo com a IDC, a queda nas vendas de PCs está em consonância com as expectativas de que o terceiro trimestre indústria teria de enfrentar condições financeiras desafiadoras, além de ser um período de transição. Em muitas regiões, segundo relatório da consultoria, o canal de vendas se manteve focado em "limpar os estoques" de máquinas com o Windows 8, antes da chegada de PCs equipados com novos processadores da família Core da Intel, cujo codinome é Skylake, e do sistema operacional Windows 10.

Ainda conforme o relatório, fornecedores e canais de vendas também tiveram que trabalhar para limitar as oscilações de preços em face das mudanças nas taxas de câmbio. Embora tenha facilitado um pouco, a desvalorização de algumas moedas inibiu as vendas de PCs no terceiro trimestre.

Apesar da queda na casa de dois dígitos do mercado global, os quarto maiores fabricantes de PCs — Lenovo, HP, Dell e Apple — tiveram um desempenho muito melhor do que o restante dos fornecedores, segundo a IDC. Coletivamente, no entanto, esses quarto maiores fabricantes viram suas remessas retrair 4,5%, na comparação com um ano atrás. De todo modo, o percentual foi bem menor que os 20% de declínio registrado pelo restante dos fornecedores do mercado.

"O mercado de PCs continua a se contrair como esperado, mas continuamos otimistas sobre as futuras remessas", disse Jay Chou, gerente de pesquisa da IDC. Segundo ele, as vendas de PCs foram prejudicadas pelo prazo curto de disponibilidade da atualização gratuita do Windows 10, lançado no final de julho. "Mas para trimestre atual ele deve contribuir para impulsionar a demanda por novos PCs e ajudar a estabilizar o mercado em 2016 e além."

Segundo a IDC, a Lenovo se manteve na primeira posição do ranking, com 14,9 milhões de unidades vendidas, mas uma queda de 4,9% na comparação com um ano atrás. A queda nas vendas na região da Ásia-Pacífico e do baixo volume em outras partes do globo foi compensada por um forte trimestre nos Estados Unidos, onde a fabricante continua a expandir agressivamente o leque de parceiros de negócios.

Do mesmo modo, a HP se manteve como a número 2 do mercado, apesar do declínio de 5,5% nos embarques. HP também se beneficiou da demanda do mercado norte-americano. Já a Dell, que ficou na terceira colocação, vendeu mais de 10 milhões de unidades, mas também com declínio ano a ano de 2,9%.

A Apple continuou a superar outros fornecedores, passando para a terceira posição no ranking nos EUA e aumentando a participação de mercado em nível mundial. A Acer continuou em quinto lugar, mas viu os embarques diminuírem significativamente, principalmente nos seus maiores mercados, como região da Ásia-Pacífico e a região que compreende Europa, Oriente Médio e África (EMEA).

Dados do Gartner

De acordo com os resultados preliminares do Gartner, os PCs desktops continuaram a apresentar um demanda fraca, com declínio no crescimento de um dígito, enquanto o segmento que inclui notebooks e ultramobiles premium (como o MacBook Air e o tablet Microsoft Surface Pro) registrou queda de um dígito.

"O mercado global de PCs tem experimentado aumentos de preços de cerca de 10% ao longo do ano, devido à forte valorização do dólar norte-americano em relação às moedas locais. No terceiro trimestre, isto continua a ser uma das principais causas para a demanda global mais fraca", disse Mikako Kitagawa, analista principal do Gartner. "As regiões afetadas, que incluem EMEA, Japão e América Latina, registraram declínios de dois dígitos no terceiro trimestre. Já a Ásia-Pacífico e os EUA ficaram mais estáveis."

O Gartner também avalia que o lançamento do Windows 10 teve um impacto mínimo sobre os embarques no trimestre. Segundo seus analistas, os consumidores optaram por atualizar para o Windows 10 em seus PCs atuais, em vez de comprar um novo.

Mas o instituto de pesquisas vê uma aspecto positivo nos resultados. De acordo com a pesquisa feita pelo pessoal de tecnologia do Gartner, 50% dos consumidores manifestaram intenção de comprar um PC nos próximos 12 meses, na comparação com 21% que disseram que têm a intenção de adquirir um tablet.

No levantamento do Gartner, a Lenovo também manteve a primeira posição em vendas de PCs em todo o mundo, sendo que sua participação de mercado aumentou para 20,3%, apesar de um declínio de 4% nos embarques no terceiro trimestre. EMEA e Japão foram duas regiões mais desafiadoras para Lenovo, com declínio de dois dígitos. Entretanto, isso foi compensado pelos 22% de crescimento no EUA.

A HP manteve a segunda posição em vendas, com a participação de mercado atingindo 18,5%, enquanto os embarques diminuíram 4%. HP teve embarques fracos na EMEA, mas eles foram compensadas pelo crescimento na Ásia-Pacífico. A HP manteve a primeira posição no mercado dos EUA, respondendo por 27,8% das vendas de PCs.

A Dell também continuou na terceira posição no ranking mundial, com os embarques ficando estáveis na comparação com um ano atrás. A Dell foi bem na maioria das regiões, mas teve um declínio de dois dígitos nas vendas no Japão. Na Ásia-Pacífico e nos EUA, cresceu mais rápido do que a média regional.

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