MasterCard lança chip de segurança para transações eletrônicas

0

Fazer compras pela internet, acessar o internet banking ou realizar outras transações online pode ficar mais seguro a partir de agora. Ao menos é isso o que promete a administradora de cartões de crédito Mastercard com o lançamento do Chip Autentication Program (CAP), um cartão com chip projetado para garantir a segurança a operações realizadas de forma remota.

O CAP funciona da seguinte maneira: no momento da transação virtual, por meio de um sistema de decodificação digital, o usuário insere seu cartão com chip em uma plataforma individual de segurança, que gera uma senha eletrônica única. Essa senha é então fornecida ao intermediador da transação, seguida da liberação e autorização final.

?Não poderia haver momento melhor para a MasterCard apresentar o CAP ao mercado brasileiro. O Brasil tem hoje o maior número de usuários de internet da América Latina, sendo que o internet banking é largamente utilizado pelos correntistas dos bancos. Além disso, existe um movimento massivo de migração para cartões com chip EMV no país?, afirma Luiz Guilherme Roncato, diretor de Advanced Payments da MasterCard Brasil.

A implantação do CAP, segundo ele, permite muitas combinações de autenticação, com níveis diferentes e escaláveis de segurança, gerenciados pelo emissor. A adoção de cada um desses níveis depende das necessidades de cada banco. ?Se já existe uma cultura de tokens, o entendimento e a adoção são rápidos?, afirma Roncato. ?Além disso, para usuários de e-banking e e-commerce, o entendimento da segurança que a solução traz e o aprendizado são imediatos?, complementa Roncato.

?A certeza de segurança no mundo virtual é fator primordial para incentivar o uso do internet banking e a realização de transações eletrônicas. Uma pesquisa realizada pelo Gartner em maio de 2005 com 5 mil usuários de internet mostrou que 28% estão diminuindo o uso do internet banking, enquanto 77% disseram estar se conectando aos seus bancos via online com menos freqüência devido ao temor de fraude?, afirma Kim Hangoc, vice-presidente de gestão de produtos do Centro de Excelência em Chip da MasterCard Worldwide para a América Latina.

Outro atributo da ferramenta, apontado por ele, é poder explorar o cartão de débito como uma forma de pagamento virtual, já que atualmente existem mais de 181 milhões de cartões de débito no Brasil, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

?Na Europa, onde o CAP está bastante difundido, a maioria dos bancos que adotaram a solução o fizeram para o cartão de débito. Isso é bastante comum à medida que as instituições financeiras começam implementando o CAP para transações de e-banking para depois evoluir para as transações de comércio eletrônico?, explica Hangoc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.