Nove mil escolas ganharão laboratórios de informática em 2008

0

Um total de 9 mil escolas públicas urbanas receberá laboratórios de informática a partir do próximo ano. Na semana passada, a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) aprovou a empresa, classificada por meio de pregão eletrônico, que responderá pelo fornecimento e instalação dos telecentros nas escolas que ainda não têm laboratórios.

A escolha foi confirmada após teste prático dos equipamentos. Diretores e técnicos da secretaria avaliaram uma amostra de laboratório idêntica às 9 mil estações que serão fornecidas. O exame durou dois dias e avaliou se os equipamentos atendiam os requisitos e configurações exigidos pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo).

Cada laboratório será composto por dez microcomputadores com estabilizador de tensão, uma impressora a laser e um roteador. Com a aprovação do Ministério da Educação, a empresa começará a entregar e a instalar as estações em escolas de todo o país no início do próximo ano. A empresa deve oferecer todo o suporte necessário às escolas beneficiadas.

Desde o início deste ano, o ProInfo expandiu seu atendimento de 1,8 mil para 5,3 mil municípios, passando de cerca de 6,5 mil para 13 mil escolas. ?Praticamente universalizamos o atendimento às escolas de ensino médio brasileiras?, afirma o diretor do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica da Seed, José Guilherme Moreira.

Até 2010, cerca de 80 mil escolas da quinta à oitava série sem laboratórios de informática devem estar equipadas pelo ProInfo, 20 mil delas em 2008.

Certificação digital

O Ministério da Educação anunciou também que assinou convênio para adoção de certificação digital com Caixa Econômica Federal. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, com a assinatura eletrônica os gestores públicos educacionais poderão se relacionar eletronicamente com o MEC com mais segurança.

Entre as transações eletrônicas facilitadas pela certificação digital estão o Censo Escolar, informações sobre as condições do programa Bolsa Família e até convênios firmados entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e estados e municípios.

De acordo com o secretário executivo do MEC, José Henrique Paim, todas as secretarias municipais de educação já estão equipadas com computadores. ?Os próximos passos são a conectividade e a efetivação da certificação digital, possíveis a partir da assinatura desse convênio com a Caixa?, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.