Para o TCU, pregão eletrônico pode reduzir desvio de recursos públicos

0

A adoção de pregão eletrônico em licitações de obras públicas poderá contribuir para reduzir as irregularidades e melhorar o uso de recursos públicos. A avaliação é do representante do Tribunal de Contas da União (TCU), Cláudio Sariam Altounian, feita durante audiência pública promovida pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado.

Em resposta ao senador Flexa Ribeito (PSDB-PA), durante a audiência, Altounian apontou medidas para um maior intercâmbio entre o TCU e a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura, citando como exemplo a realização de audiências na comissão com responsáveis por áreas apontadas pelo tribunal como entraves à melhoria da infra-estrutura do país.

Também presente ao debate, o representante do TCU Marcelo Luiz Souza e Eira informou que os repasses de recursos a prefeituras e organizações não-governamentais preocupam o tribunal, que tem buscado ampliar a fiscalização, de forma a identificar desvios. O debate também contou ainda com as presenças dos senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

O requerimento para a audiência foi apresentado pelo presidente da CI, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que leu para os senadores artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo com avaliação crítica sobre a evolução dos gastos do governo, ao indicar uma elevação das despesas correntes (gastos com pessoal e manutenção da máquina administrativa), sem avanços nos investimentos e nem melhoria dos serviços prestados à população. Perillo defendeu a votação de projeto de lei que tramita no Senado para enquadrar o governo federal na Lei de Responsabilidade Fiscal, com limites para gastos de pessoal, como já se exige para estados e municípios.

Pregão suspenso

Uma amostra de que a adoção de pregão eletrônico pode reduzir as irregularidades veio de forma prática nesta quinta-feira (8/11). O TCU determinou, por medida cautelar, que a Caixa Econômica Federal suspenda o pregão eletrônico para fornecimento de cartuchos/toner para impressoras HP, por irregularidades no edital da licitação. A suspensão decorreu de representação apresentada ao tribunal pela empresa Vinylica Importação e Exportação de Produtos Ltda.

A representante alegou que foi desclassificada do processo licitatório por apresentar declaração de garantia sem assinatura da importadora HP do Brasil, exigência do edital. De acordo com a Vinylica Importação, a declaração só poderia ser assinada pela importadora, caso a licitante tivesse vínculos com a empresa.

O TCU determinou audiência, para que a Caixa Econômica se manifeste sobre os fatos apontados. O relator do processo é o ministro Raimundo Carreiro.

Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.