Menos da metade dos brasileiros tem acesso à web, aponta estudo

0

Menos da metade dos brasileiros têm acesso à internet. Estudo realizado pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio/RJ), em parceria com o instituo Ipsos, apontou que 52% dos brasileiros não têm acesso à internet, realidade existente para apenas 48% da população nacional.

O estudo, realizado em setembro deste ano, apontou, entretanto, que houve um aumento de 7 pontos percentuais no acesso à internet pelos brasileiros, já que em setembro de 2010 tal parcela era de 41%. Em relação ao local de acesso, 62% dos internautas informaram que usam a internet em casa, 15% em lan houses, 15% no trabalho e 6% em casas de parentes e/ou amigos.

A pesquisa revelou que a frequência do uso também aumentou. Dentre os brasileiros conectados, 47% afirmam que acessam diariamente a rede mundial, enquanto 33% se conectam à web mais de uma vez por semana e 12%, uma vez por semana. Quanto ao tempo de conexão, 55% dos internautas passam de 30 minutos a duas horas conectados na web, 23% permanecem on-line entre duas e quatro horas, e 14% ficam menos de meia hora.

Os principais motivos que levam as pessoas a usar a internet são o contato com os amigos (50%) e trabalho (27%). E as redes sociais se destacam como os sites mais acessados, fato citado por 61% dos entrevistados. Em segundo lugar ficaram as pesquisas pela web (48%), seguido por e-mails (34%), sites de notícias (34%), de diversão (17%) e de serviços (17%).

Já o número de brasileiros que fazem compras online também ficou em 20%, citou o estudo da Fecomércio/RJ. Para 38% dos respondentes, a comodidade é a maior vantagem de realizar compras pela internet, seguida por preços (33%) e facilidade para pesquisar (11%). Apesar do aumento de compras pela web, 80% dos internautas ainda não o fazem. A questão da falta segurança é a principal barreira mencionada por 69% dos entrevistados. Já 26% informaram que têm receio em relação a qualidade do produto.

A pesquisa foi realizada em outubro deste ano e contou com mil entrevistados de 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.