Conferir o smartphone constantemente é hábito de 60% dos jovens, aponta estudo

0

Checar o smartphone pela manhã é um hábito tão importante quanto outras atividades diárias básicas como escovar os dentes ou se vestir antes de sair de casa para 90% dos jovens que compõem a chamada geração Y, de acordo com pesquisa encomenda à Insight Express pela Cisco, divulgada nesta quinta-feira, 8, no Cisco Live, evento promovido pela empresa voltado às áreas de educação e treinamento nos segmentos de rede, TI e comunicações, realizado esta semana em Cancún, no México.

O relatório destacou os hábitos de uso de dispositivos móveis e da internet de 1,8 mil estudantes universitários e jovens profissionais, entre 18 e 30 anos de idade, e de 1,8 mil profissionais da área de tecnologia da informação. Eles foram entrevistados em 18 países.

Entre eles, 60% disseram que conferem constantemente seus smartphones para verificar a chegada de e-mails, mensagens de texto (SMS) e atualizações de redes sociais. No Brasil, 48% declararam que utilizam seus dispositivos móveis para checar mídias sociais diariamente, antes de saírem para a escola ou o trabalho. Nos Estados Unidos, 45% mantêm esta rotina, e na China o número é ainda maior, com o total 58% dos entrevistados. Os profissionais de TI estão ainda mais conectados, já que 40% verificam seus dispositivos móveis a cada 10 minutos.

O estudo também abordou a questão se o hábito poder se tornar um vício. No Brasil, 70% admitiram que conferem seus smartphones de forma compulsiva, sendo 76% homens e 65% mulheres. Além disso, 43% dos entrevistados revelaram se sentir muito ansiosos e desconfortáveis quando não têm acesso a seus dispositivos móveis, e 67% gostariam de não ter essa dependência. Outro ponto importante foi o distanciamento das relações pessoais, que são substituídas pelo relacionamentos online. Os dados mostraram que 40% das pessoas passam mais tempo com amigos online do que pessoalmente. No Brasil, a taxa é de 73%, nos Estados Unidos 35% e na China, 69%.

O Facebook foi apontado como o grande fenômeno. Globalmente, 87% dos entrevistados responderam que possuem um perfil na rede social, sendo que no Brasil 93% utilizam a plataforma de relacionamento e um em cada três usuários mantém a sua página aberta o dia todo. O Twitter é outra rede social bastante difundida, onde 56% dos entrevistados mantêm uma conta ativa e 21% a utilizam para se comunicar ao menos uma vez por dia. Com a utilização massiva dessa e de outras redes socais, os usuários acabam aumentando ainda mais a quantidade de dados espalhadas pelo mundo. Cerca de 90% das pessoas compartilham fotos na internet, 62% compartilham ou armazenam vídeos, o que contribui sobremaneira para o aumento do tráfego de dados.

Os aplicativos também se tornaram parte da rotina dos jovens da geração Y. No Brasil, 69% consideram os apps importantes para sua rotina; no México, o número chega a 83%. O dado interessante é que mais de 50% dos entrevistados priorizam aplicativos de jogos e entretenimento. Compras online é outro destaque do estudo, com 80% dos entrevistados declarando que possuem esse hábito, sendo que no Brasil a taxa chega a 94%. Mesmo assim, apenas 40% dos ouvidos no país disseram confiar em alguns sites para realização de compras e para cadastrar informações pessoais, enquanto 36% não confiam.

Quanto ao uso de dispositivos móveis fornecidos pela companhia em que trabalham, 50% dos entrevistados sabem que a política de sua empresa proíbe o uso desses aparelhos para atividades pessoais, mas quatro entre cinco pessoas admitem não obedecer essa regra.

* A jornalista viajou a Cancún a convite da Cisco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.