Governo do Espírito Santo implanta documento com chip e certificação digital

0

O governo do Espírito Santo vai implantar o Cartão Cidadão, que funcionará como documento oficial de alunos e professores da rede pública estadual de ensino, o qual terá integrado um chip e certificado digital, capaz de armazenar informações sobre a presença dos estudantes em sala de aula, merenda escolar, além de dados de outros serviços públicos, como histórico de pacientes na rede de saúde.

Ainda em fase piloto, o governo realizará um teste do cartão com cerca de 330 mil pessoas, que, segundo o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), comtemplará todas as escolas da capital capixaba até o segundo semestre de 2013. Além do Prodest, estão envolvidas no projeto a Secretaria de Estado de Educação (Sedu), a Secretaria de Estado de Saúde (Saúde), a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitoria (Ceturb-GV).

Para desenvolver o cartão, foram envolvidas todos os fornecedores de produtos e serviços do Prodest. Desde a Serasa, que fornece o algoritmo do certificado digital, até a Microsoft, Oracle e CA, com soluções de sistema operacional, banco de dados e sistemas de segurança, respectivamente. Já os responsáveis pelo chip e catracas, instalados nas escolas para leitura dos cartões, serão contratados por meio de licitação.

Ainda de acordo com o Prodest, o Cartão Cidadão será implantado gradualmente, pois várias secretarias e outros órgãos públicos já manifestaram intenção de aderir ao documento. Um exemplo é a Ceturb-GV, que já está com estudos em andamento para adoção do cartão em substituição ao passe escolar. "Poderemos diminuir consideravelmente os gastos com a emissão de novos cartões pelo governo, que podem chegar a R$ 2,5 milhões anuais. O investimento inicial no projeto está sendo levantado junto com à Sedu", afirma o presidente do Prodest, Victor Murad Filho.

Para facilitar o acesso aos dados e aos serviços públicos, Murad explica que o governo está criando um único portal. Nele, todas as informações serão concentradas e cada usuário terá um perfil personalizado, para evitar inúmeras ligações ou visitas a sites de diferentes repartições públicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.