Urna eletrônica usará certificados digitais para evitar fraudes

0

O intercâmbio de dados biométricos que auxiliem no aprimoramento da Autoridade Certificadora das Urnas Eletrônicas (AC-Urna) e do ICP-Brasil  é objeto do termo de cooperação técnica que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) celebraram nesta terça-feira, 7, intermediado pela Casa Civil da Presidência da República. O acordo foi assinado pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o diretor-presidente do ITI, Gastão José de Oliveira Ramos.

O ITI é a Autoridade Certificadora Raiz da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e a primeira autoridade da cadeia de certificação e a executora das Políticas de Certificados e normas técnicas e operacionais que são aprovadas pelo Comitê Gestor da ICP.

Na prática, o acordo permitirá a emissão de certificados digitais para a segurança da urna eletrônica e o fornecimento de certificados digitais para funcionários do Poder Judiciário. A parceria cria ainda um canal de comunicação para a consulta biométrica dos requerentes de um certificado digital do ICP-Brasil.

Para o presidente do TSE, o acordo de cooperação técnica vem conferir mais segurança, transparência e credibilidade ao sistema eletrônico de votação, garantindo lisura e idoneidade ainda maiores ao processo eleitoral do país. Da mesma maneira, segundo ele, os avanços conquistados pela Justiça Eleitoral no cadastramento biométrico dos eleitores significa uma importante contribuição à missão do ITI.

"O emprego de tecnologias biométricas representa a possibilidade de implantarmos uma identificação mais segura para os cidadãos brasileiros. A base de dados que a Justiça Eleitoral tem trabalhado diuturnamente para construir é composta hoje por elementos de extrema integridade e unificação, razão pela qual o emprego da biometria está sendo ampliado nas diversas esferas governamentais, a fim de dar maior agilidade e segurança à concretização de políticas públicas, por meio da uniformização dos cadastros de beneficiários, com remoção de duplicidade e correção de erros de registro", disse Gilmar Mendes.

O ministro classificou a cooperação entre a Justiça Eleitoral e o ITI como um passo significativo na direção da formação de um e-government, ou seja, um governo eletrônico no qual a prestação de serviços públicos pode ser feita pelos meios digitais.

Casa Civil e ITI

Em seu pronunciamento, o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República destacou que iniciativas como esse acordo de cooperação técnica entre o TSE e o ITI favorecem o intercâmbio de informações armazenadas em diferentes órgãos do Estado. "Esta é mais uma das ações que, em parceria com a Justiça Eleitoral e o Poder Executivo, estão a modernizar a gestão pública e tornar a prestação de serviços públicos mais eficiente, que resultará em menos custos para o cidadão brasileiro", avaliou Eliseu Padilha.

Gastão Ramos acredita que a celebração do acordo tem grande importância tanto para o ITI quanto para a Justiça Eleitoral. "Nós faremos uma parceria em que faremos uma consulta à base biométrica do TSE e, em contrapartida, o ITI estará ajudando na criação da AC-JE. Esse é um passo muito importante que estamos dando para a massificação do certificado digital. Hoje o certificado digital tem uma importância enorme em todos os processos de governo, e é muito importante contarmos com a segurança da biometria", ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.