Apesar da crise, setor de TI tem saldo positivo, avalia especialista

0

Apesar da crise financeira internacional, o saldo do ano foi positivo para as empresas brasileiras de tecnologia da informação, atesta o presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (Seprorj), Benito Paret. "Mesmo com a crise, os clientes corporativos entenderam que a TI poderia ser um bom instrumento para reduzir custos e aumentar a competitividade. Então, a nossa avaliação é que poucas empresas de TI diminuíram a sua atividade. A grande maioria manteve o seu faturamento ou melhorou. Pouco, mas melhorou", avaliou o dirigente sindical.
Segundo Paret, a crise, contudo, impediu que as empresas de TI registrassem o mesmo desempenho de anos anteriores, quando a expansão do setor chegou a mais de 50% do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquesas produzidas pelo país.
Para 2010, o presidente da Seprorj defende que o governo precisa definir mais claramente qual é o papel que a indústria de software terá nos desafios que se vislumbram a partir dos grandes eventos esportivos que se sucederão no país até 2016, como Copa do Mundo e Olimpíadas. É preciso, assinala Paret, que seja definido o legado que essas atividades deixarão para o fortalecimento da sociedade do conhecimento. "Precisamos de um novo modelo de desenvolvimento econômico, que é o modelo da sociedade do conhecimento, em que o que vale realmente é o agregado tecnológico."
O dirigente sindical diz que esses eventos, bem como a exploração do pré-sal, oderão incrementar o setor de tecnologia da informação, "que será responsável para que essa sociedade do conhecimento tenha um agregado nacional importante". "É isso que nós precisamos ter."
Paret enfatizou que a grande oportunidade para o setor de TI está no mercado interno. "É um mercado em crescimento, em expansão. É esse mercado que temos que trabalhar." As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.