TelComp quer apoio do governo para levar banda larga a áreas remotas

0

A TelComp, associação que reúne as prestadoras de serviços de telecomunicações competitivas, defende que o problema da oferta de banda larga em áreas remotas do Brasil precisa ser tratado com apoio do governo a operadoras competitivas e com a implementação dos instrumentos regulatórios já previstos em lei. Segundo Luis Cuza, presidente executivo da entidade, essa combinação entre incentivos estatais e efetiva aplicação dos mecanismos regulatórios pró-concorrência é fundamental para se estimular a entrada de novos competidores e, portanto, acelerar o acesso à banda larga em regiões excluídas do país. "Existem muitos micros, pequenos e médios operadores interessados em levar o serviço até essas áreas. Eles só precisam do acesso às redes das concessionárias e de estímulos, estatais que lhes permitam prestar seus serviços a preços acessíveis, mas com rentabilidade", afirma.
No plano internacional, o executivo destaca a importância que outros países têm dado às medidas regulatórias de fomento à competição na formação de suas sociedades da informação. "Com o objetivo de garantir maior oferta de rede para competidores alternativos, a Suíça definiu que para cada novo cabo instalado pela concessionária, ela é obrigada a instalar outros três. Na Espanha, o órgão regulador reduziu os preços cobrados pela Telefônica no acesso às obras civis de construção de suas novas redes como forma de estimular operadores alternativos a construírem seus próprios circuitos".
Cuza reitera sua total concordância com a necessidade de um Plano Nacional de Banda Larga que promova a inclusão digital e dê oportunidades aos milhões de brasileiros excluídos. No entanto, discorda das iniciativas institucionais que permitam ao Estado vender serviços de telecomunicações para usuários finais, mesmo em áreas mal atendidas. Para a entidade, medidas desse gênero provocariam insegurança jurídica e diminuiriam muito os níveis do investimento privado. "Existem formas mais adequadas para se massificar os acessos à banda larga no Brasil", finaliza Cuza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.