Cade vai investigar suposto cartel no mercado de instrumentos para testes e medição

0

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu processo administrativo para apurar suposto cartel no mercado nacional de instrumentos eletrônicos para testes e medição, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União. Esses aparelhos incluem, por exemplo, osciloscópios, fontes de alimentação, medidores e produtos de radiofrequência, analisadores e geradores de sinal e pulso, digitalizadores e sensores, que são usados para avaliação de cabos de fibra ótica, cabos telefônicos, redes de voz e dados, identificação de problemas elétricos, entre outras aplicações.

Estão sendo investigadas as empresas Agilent Technologies, Agilent Technologies Brasil, Datasonic Indústria e Distribuição de Eletrônicos, DTI Comércio de Artigos de Informática, Elektrotech Comercial e Industrial, Farnell Newark Brasil Distribuidora de Produtos Eletrônicos, FLK Instrumentação Eletrônica, Incal Instrumentos, Karimex Componentes Eletrônicos, Keysight Technologies, Keysight Technologies Medição Brasil, Master Tools Instrumentos, Nortron Nordeste Eletrônica, Pares Eletrônica Comercial e Industrial, Quart Comercial e Industrial, além de outras 20 pessoas.

Segundo nota do Cade, os indícios apontam que as empresas representadas no processo fixavam condições comerciais, vantagens e abstenção de participação em licitações públicas e privadas, especialmente por meio da apresentação de propostas de cobertura. As empresas também dividiam entre si o mercado e os clientes, e há fortes indícios de que elas promoviam e influenciavam a adoção de conduta comercial uniforme entre concorrentes.

Os dados existentes até agora também indicam que as práticas anticoncorrenciais — que teriam ocorrido possivelmente desde 2002 a 2012 — podem ter afetado diversos clientes públicos e privados, como institutos de pesquisa, universidades, as Forças Armadas, órgãos governamentais de telecomunicação, transporte e energia.

Os acusados têm 30 dias para apresentar defesa. Ao final da investigação, a Superintendência-Geral do Cade opinará pela condenação ou arquivamento e remeterá o caso para julgamento pelo Tribunal Administrativo do órgão antitruste, responsável pela decisão final.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.