Cisco lança programa educacional no Rio de Janeiro

0

Após um ano de pacificação do Complexo do Alemão, a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou em dezembro, na comunidade de Nova Brasília, a primeira unidade da Praça do Conhecimento. O projeto social, voltado para educação e cultura, conta com a colaboração da Cisco, via Networking Academy, programa que tem o propósito de capacitar profissionais e estudantes na área de Tecnologia da Informação.
A parceria da Cisco com a Praça do Conhecimento vai inserir a comunidade de Nova Brasília em uma rede mundial de educação que atende mais de um milhão de estudantes em 165 países, sendo 25 mil no Brasil. A previsão é que mais de 300 jovens da comunidade sejam formados pelo Networking Academy no primeiro semestre de 2012.
A Praça do Conhecimento contará com dois módulos do programa da Cisco: o IT Essentials, que capacita o estudante para trabalhar como especialista de suporte, técnico de help desk, técnico de redes, profissional de instalação de hardware e suporte de aplicações de software, e o CCNA (Cisco Certified Network Associated), certificação que habilita o profissional a atuar como administrador de sistemas, especialista em internet, analista de sistemas de redes e dados e como analista de redes e computadores.
O Networking Academy também será oferecido nas próximas unidades da Praça do Conhecimento, que serão inauguradas em 2012, em outras comunidades carentes do Rio de Janeiro. O projeto da Secretaria da Habitação deve ser estendido para a Colônica Juliano Moreira (Jacarepaguá), Pedreira (Costa Barros), Turano (Rio Comprido) e Complexo da Penha.
“A parceira com a Secretaria da Habitação na Praça do Conhecimento reafirma o papel social do Networking Academy para a formação de jovens de comunidades carentes em um setor dinâmico e em constante crescimento, que é a tecnologia da informação”, diz Rodrigo Abreu, presidente da Cisco do Brasil. “O crescimento da economia brasileira e os grandes eventos previstos para os próximos anos serão grandes impulsionadores para a carreira de profissionais de rede.”
O programa Networking Academy na Praça do Conhecimento também incluiu a formação de professores e material didático cedido pela Cisco.
O Cisco Networking Academy é um programa global que combina ensino online e atividades assistidas por instrutores a fim de capacitar alunos com os conhecimentos tecnológicos da internet. A estrutura do programa consiste em criar uma rede de formação integrada entre a Cisco, organizações, governos e instituições educacionais (denominadas "academias").
Desde que foi lançada no País em 2001, a iniciativa já formou mais de 100 mil estudantes por meio de parcerias com cerca de 300 instituições educacionais e sociais no Brasil, além de prefeituras. A atuação no Rio de Janeiro também inclui o projeto da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Casa Rio Digital, telecentros localizados em regiões carentes da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.