Gas Brasiliano ganha qualidade da informação com solução mobile

0

Segurança, qualidade da informação e redução de tempo de trabalho são alguns dos benefícios que a Gas Brasiliano – distribuidora de gás canalizado do interior paulista – conquistou ao adquirir uma solução mobile para a leitura dos dados de consumo. Araraquara, Bauru, Ribeirão Preto, Marília e São Carlos estão entre os Municípios atendidos pela empresa que, em julho deste ano, passou a fazer parte do Sistema Petrobras.
“Antes de adquirirmos a solução da MobilePeople, todas as informações de consumo dos nossos usuários eram anotadas em papel”, conta Marcos Carrili, Assistente Técnico de Operações. “Os leituristas usavam pranchetas e, muitas vezes, por mudanças climáticas (chuva, vento e muito sol) a conclusão deste trabalho sofria atrasos. Após isso, todos os dados tinham que ser digitados para que pudéssemos processar o faturamento. Aconteciam falhas por anotações erradas ou ilegíveis e extravio de listas, e o trabalho precisava ser refeito”, explica.
A solução desenvolvida pela MobilePeople – empresa especializada em mobilidade corporativa – permite que os dados de consumo de gás sejam digitados em um coletor e transmitidos diretamente para o sistema da empresa. O aplicativo contém informações históricas de consumo dos usuários, desta forma, se o leiturista digita um número que não corresponde com a média, o coletor emite um alerta e os números são verificados, evitando erros de faturas.
“Reduzimos custos e melhoramos a qualidade da informação coletada”, diz Jacques Neto, Gerente Comercial. “Além da diminuição significativa de erros de medição e o refaturamento, o tempo que era gasto na digitação dos dados foi direcionado para a atividade de análise dos lotes de consumo transmitidos remotamente, aumentando a qualidade das informações e o cumprimento dos prazos para geração do faturamento. Além disso, diminuímos as reclamações e, por consequência, aumentamos o grau de satisfação junto aos nossos usuários”, ressalta Jacques Neto.
Os dados do coletor são transmitidos para o SAP da Gas Brasiliano por meio do MB Suíte, que também atualiza e bloqueia as informações que estão no coletor. Desta forma, o leiturista não tem como alterar ou apagar os dados, o que garante a segurança da informação. O aparelho usado pelos leituristas é resistente a quedas, poeira, chuva e luz solar.
“Nós começamos a usar esta tecnologia em 2010 e os resultados superaram as nossas expectativas”, diz Nelson Tetti, Gerente de Informática da empresa. “Por isso, a MobilePeople já está desenvolvendo nova solução, que permite que as informações sejam transmitidas praticamente em tempo real e estamos planejando para 2012 o desenvolvimento complementar de forma que a fatura seja impressa no momento da coleta da leitura. Quando este sistema começar a funcionar, certamente, reduziremos mais tempo e custos”, explica Tetti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.