Poder Legislativo agiliza solução de videoconferência

0

O Senado Federal sempre teve foco em investir em tecnologia e, por isso, em 2000, firmou um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para montar um programa de integração e modernização de todo o Poder Legislativo, Federal, Estadual e Municipal, surgindo, assim, o Programa Interlegis.
O Interlegis tem como objetivo promover a transparência e a interação do Poder Legislativo com a sociedade. Pensando sempre no futuro, foi proposto pelo Programa Interlegis e aprovado pela Presidência do Senado Federal a atualização de todo o sistema de videoconferência.
A licitação foi vencida pela integradora PromonLogicalis, que então contratou 26 kits de videoconferência Tandberg-Cisco, para uso em Assembléias Legislativas e um conjunto de equipamentos para a sede do Programa, composto de duas MCUs (Unidade de Controle Multiponto), equipamentos para uma sala e um auditório, dois kits portáteis e equipamentos periféricos, todos em alta definição. Mais de 3 mil Câmaras Municipais já receberam computadores e impressoras do Programa para se ligarem à Internet, usarem o correio eletrônico e colocarem suas informações à disposição dos internautas. Todas as assembléias estaduais passaram a contar com salas de multiuso (20 computadores em rede) e salas de videoconferência totalmente equipadas.

Os novos sistemas permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores, e também junto ao público, visando ao aumento da participação da população no processo legislativo. Como suporte aos objetivos do Programa, o Interlegis conta com um parque de TI dedicado a atender tanto a sede do Programa Interlegis quanto a Comunidade do Legislativo Nacional. Entre os serviços de maior destaque estão o portal do Interlegis, telefonia IP, suporte à videoconferência e hospedagem remota de serviços. “Esses fatores nos ajudaram no dia a dia e melhoraram muito a qualidade do trabalho prestado pelo Interlegis ao seu público. A operação por controle remoto, por exemplo, facilitou a utilização do sistema de videoconferência durante as transmissões”, afirma José Vilson da Silva, chefe do serviço de infraestrutura de tecnologia do Interlegis.

De acordo com Vilson, a videoconferência tem um papel fundamental no contexto do Programa Interlegis, uma vez que une as casas do poder legislativo espalhadas pelos estados brasileiros e o Distrito Federal. “Trata-se de um país de dimensões continentais, por isso, nosso objetivo com essa tecnologia é encurtar as distâncias entre as pessoas, dando agilidade para que as reuniões não precisem de longas viagens, sendo feitas por meio de videoconferência em tempo real, com todos os Estados brasileiros. Além disso, realizamos também transmissões de reuniões no âmbito internacional, com total garantia de qualidade de som e imagem”, declara.

Ele conta que a antiga estrutura já vinha sendo usada há cerca de nove anos pelo programa e, devido ao alto custo de manutenção e ao fato de a tecnologia já se mostrar obsoleta, uma renovação na solução foi encarada como prioridade. “Ao analisarmos a situação, vimos que era necessário trocar os equipamentos, pois as manutenções constantes estavam aumentando consideravelmente os gastos com o sistema. Então, optamos por investir em uma solução mais avançada”, explica Vilson.

Segundo Herbert Azevedo, diretor de negócios para o setor de governo da PromonLogicalis, uma das grandes preocupações do Interlegis era melhorar o padrão de qualidade do serviço de transmissão, levando em conta sempre a relação custo-benefício. O executivo destaca também que, passado o processo de licitação, a implementação da solução durou cerca de 90 dias.

Para o Programa Interlegis, o cumprimento dos prazos foi um fator fundamental para o sucesso do projeto, uma vez que a videoconferência é usada para trabalhos importantes, que, na maioria das vezes, não podem esperar. Um dos exemplo de uso da rede de videoconferência foi a homenagem feita a Oscar Niemeyer, na ocasião do aniversário de 100 anos do arquiteto, que não tinha condições de se deslocar de sua casa, no Rio de Janeiro, até o Plenário do Senado Federal, em Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.