Soluções de TI contribuem para sucessão inteligente

0

Na hora de enfrentar um cenário de sucessão trabalhista profissional, as empresas devem ter uma visão clara e precisa dos talentos disponíveis na organização para decidir quais profissionais estão mais preparados para enfrentar os desafios do novo cargo e serem bem-sucedidos.

Mas esta escolha assertiva só é viável se a área de Recursos Humanos estiver preparada e realizar um processo coerente e frequente de formação e preparação dos profissionais, visando sua constante atualização. O RH também deve estar apto a detectar e analisar as capacidades de capital humano constantemente para cobrir suas vagas disponíveis, especialmente em funções estratégicas.

Os principais desafios destes processos sucessórios, que podem comprometer os resultados das operações são:

• Processos lentos para definir possíveis substitutos, porque exigem a definição do potencial de um funcionário, baseados em trajetória na empresa, avaliações de desempenho, metas de trabalho cumpridas e nível de capacitação. Unir estes elementos em apenas um perfil tomará muito tempo.

• Dificuldades operacionais, como a comparação de candidatos para descartar perfis, o que depende da análise de uma grande quantidade de documentos e acima de tudo da confiança na atualização correta das informações.

•Capacidade de reação limitada, pois a recolocação tem de ocorrer o mais rápido possível, ou seja, há pouco tempo e espaço para analisar os talentos dos diferentes candidatos.

Para criar uma prática de RH que garanta processos de sucessão rápidos e eficazes, as empresas não necessitam mais começar "do zero". Hoje já existem no mercado soluções tecnológicas que auxiliam as empresas a ter um panorama completo e dinâmico do talento humano existente na organização.

Estas soluções facilitam a identificação dos talentos ao reunir informações relevantes sobre a força de trabalho e consolidar em um dashboard inteligente, com diversas funções de análise, capazes de simplificar e acelerar a escolha de um substituto. Com isto, os gestores de RH têm hoje na tecnologia uma aliada importante para a execução de diversos processos cotidianos e também para a rápida e eficiente sucessão que em diversos cargos é essencial para o sucesso das operações e do negócio.

Isto porque as ferramentas tecnológicas de apoio à sucessão permitem a análise de diversas perspectivas – indivíduos, departamentos ou equipes de trabalho – a definição de perfis com informações detalhadas de aspirações, experiência de trabalho, nível de desempenho, compensação, etc, que podem ser comparados entre si. Além disso, ao aplicar diferentes filtros à informação (como função, departamento, equipe de trabalho, etc.), a organização pode localizar suas fontes de talento principais – desde a perspectiva da sucessão trabalhista de profissionais até os espaços corporativos nos quais a empresa poderá encontrar um substituto.

Algumas destas soluções têm sessões em um dashboard inteligente, com caráter dinâmico, nos quais os participantes podem adicionar os comentários aos perfis, atribuir metas e recomendar treinamentos, entre outras ações, o que é fundamental para as estratégias de sucessão nas empresas, já que o capital humano da organização, em função do apoio e feedback recebido, estará mais preparado para qualquer substituição ocupar novas posições.

A conclusão é que, como em todos os demais processos de negócios, hoje a tecnologia é essencial para o sucesso das diversas missões assumidas diariamente pelos gestores de recursos humanos, inclusive para a sucessão. Mas na hora de escolher qual é a melhor opção tecnológica é fundamental avaliar todas as necessidades da área e buscar por uma solução preferencialmente com padrão aberto, que pode facilmente se integrar à infraestrutura de TI já existente – plataformas ERP ou aplicativos especializados em RH. Permitindo que a informação corporativa e de RH, possa integrar-se a um panorama completo.

Outra boa notícia é que estas soluções já podem ser adquiridas sob demanda, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, na modalidade de Software as a Service (SaaS), no qual a empresa só paga pelo uso do aplicativo (como se fosse por assinatura) e evita realizar novos investimentos em hardware ou software. Pesquise e avalie as opções e escolha rápido qual é a melhor opção para fortalecer e aperfeiçoar os processos de RH agora e terá a oportunidade de constatar os benefícios que trará para as operações e para os resultados nos negócios.

* Eduardo Lopez é vice-presidente sênior de Aplicativos da Oracle para a América Latina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.