Novo método de pagamento de passagens aéreas testado com sucesso

0

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou a conclusão bem-sucedida da primeira transação de compra de passagem aérea do sistema "IATA Pay" em um ambiente de teste ao vivo. A transação foi realizada em parceria com o ipagoo, empresa de serviços financeiros do Reino Unido.

O IATA Pay é uma iniciativa que tem o apoio da indústria para o desenvolvimento de uma nova opção de pagamento para os consumidores ao comprar uma passagem aérea diretamente do site de uma companhia aérea. Isso é possível graças à segunda Diretiva de Serviços de Pagamento da Comissão Europeia (PSD2) e ao regulamento de Open Banking do Reino Unido.

Esses regulamentos incentivam o uso das chamadas transações de débito direto, em que os pagamentos são descontados da conta bancária do cliente e transferidos diretamente para a conta bancária do comerciante. Esse método oferece um nível muito alto de segurança tanto para o usuário quanto para quem recebe o pagamento, que pode ser feito de maneira instantânea.

O papel da IATA é desenvolver uma solução para que as companhias aéreas disponibilizem essa opção de pagamento em seus sites. O teste ao vivo com o ipagoo foi realizado na estrutura do Open Banking do Reino Unido com as companhias aéreas participantes do IATA Pay, incluindo a Cathay Pacific Airways, a Scandinavian Airlines e a Emirates.

Para as companhias aéreas, as vantagens do IATA Pay são:

• Opção de pagamento mais barata quando comparada às outras alternativas.

• Segurança superior.

• Fluxo de caixa mais rápido, com pagamento imediato para a companhia aérea.

• Processo de pagamento mais simples, resultando em menos vendas perdidas.

Para os consumidores, os benefícios incluem o acesso a um novo método de pagamento mais simples e altamente seguro.

"Os consumidores de hoje, principalmente os mais jovens, querem ter várias opções de pagamento, incluindo celular e peer-to-peer. O sistema IATA Pay atende a essas expectativas. Além disso, as companhias aéreas estão tentando administrar os altos custos com pagamentos via cartão – US$ 8 bilhões por ano e deve aumentar. Uma grande parte desse custo tem origem nas compras feitas diretamente nos sites de companhias aéreas. Um dos objetivos estratégicos da IATA é apoiar a sustentabilidade financeira das companhias aéreas, incluindo o controle de custos", disse Aleksander Popovich, Vice-Presidente Sênior de Serviços Financeiros e de Distribuição da IATA.

Carlos Sanchez, CEO do ipagoo, disse: "Estamos muito satisfeitos com a conclusão da primeira transação ao vivo via Open Banking para o setor de companhias aéreas, ajudando a IATA e suas afiliadas a atingir suas metas de eficiência operacional e financeira. A tecnologia do ipagoo fornece serviços bancários seguros para a IATA em vários países. Estamos na vanguarda do desenvolvimento e inovação no setor financeiro e comprometidos em ajudar as empresas e seus clientes a aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Open Banking."

A IATA também trabalha com o Deutsche Bank em um protótipo para a Europa (excluindo o Reino Unido), começando pelo mercado alemão, que deve passar por testes no início de 2019. Depois disso, a IATA validará o conceito com a intenção de expandi-lo para outras regiões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.