Mil instituições para deficientes serão beneficiadas com projeto do Fust

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto, publicado na quinta-feira (8/2) no Diário Oficial da União, que autoriza o Ministério das Comunicações a instalar uma linha de telefone especial em cerca de mil instituições de assistência às pessoas surdas e mudas. O programa, segundo o governo, vai beneficiar cerca de 3 milhões de pessoas nessa primeira etapa.

Segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, a aplicação dos recursos é um marco na universalização dos serviços de telecomunicações. Ele disse que o ministério vai aplicar a partir deste ano mais R$ 700 milhões do Fust (Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações) em projetos de inclusão digital. ?Vamos levar à internet em banda larga para todas as 160 mil escolas públicas do país. E vamos continuar apoiando e investindo nas entidades de ensino e apoio aos deficientes. O Ministério das Comunicações vai pagar a assinatura básica dessas linhas?, afirmou.

Desde a criação do Fust, em 2000, as entidades de apoio aos portadores de deficiência vêm reivindicando programas voltados à acessibilidade na comunicação. O atual Plano Geral de Metas de Universalização obriga as companhias de telefonia fixa a disponibilizar o acesso individual a qualquer instituição ou pessoa com deficiência para acessar os serviços de telecomunicações, desde que as mesmas tenham o equipamento, o que, segundo o ministro, agora não vai ser mais problema. A Secretaria Especial de Direitos Humanos é a entidade parceira do ministério no projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.