Vendas mundiais de celulares crescem 21% em 2006

0

Pesquisa divulgada pelo Gartner mostra que as vendas mundiais de telefones móveis superaram 990,8 milhões de unidades em 2006. O resultado é 21,3% superior ao obtido no ano anterior, quando as vendas alcançaram 816,6 milhões de unidades. Apesar disso, os fabricantes que figuram fora do ranking dos seis maiores continuam a perder espaço no mercado. Essas empresas representaram 14% das vendas de celulares no ano passado, índice 5% menor comparado ao registrado em 2005.

No quarto trimestre do ano passado, o crescimento das vendas de telefones móveis foram ligeiramente menores às previsões. As vendas totalizaram 284,2 milhões de unidades, um aumento de 21% na comparação com igual período de 2005. O trimestre foi caracterizado por uma continuação das tendências verificadas no começo do ano em mercados maduros como da Europa e da América do Norte, onde o ritmo de vendas foi mais lento.

As vendas mundiais da Nokia no quarto trimestre, por exemplo, alcançaram 103 milhões de unidades, o que lhe rendeu uma participação de mercado de 36,2%, 1,2 ponto percentual a mais que o obtido pela companhia no mesmo período de 2005. Em 2006, Nokia vendeu perto de 345 milhões de telefones móveis e conseguiu uma participação de mercado de 34,8%, um aumento de 2,3% sobre 2005.

?Apesar de atrair críticas devido a falta de produtos slim, a Nokia não somente conseguiu manter sua posição de líder como aumentou sua participação de mercado. A conjunção de produtos de baixo custo para mercados emergentes e aparelhos sofisticados para mercados maduros provaram ser a combinação certa para Nokia em 2006,? observa Carolina Milanesi, analista de pesquisa de terminais móveis do Gartner.

A Motorola também ampliou sua participação de mercado no quarto trimestre de 2006, alcançando 21,5% com a venda de apenas 61 milhões de celulares. O ano começou bem para fabricante, que se beneficiou do enorme sucesso mundial do modelo Razr V3, mas, a partir de meados do ano, as vendas passaram a ocorrer num ritmo mais lento. Embora o V3 ainda apresente um bom volume de vendas em mercados emergentes, isso não foi suficiente o bastante para sustentar o crescimento de sua participação de mercado.

Em 2006, as vendas da Motorola alcançaram 209 milhões de unidades, o que lhe garantiu um participação de mercado de 21,1%. Uma série de fatores como a baixa aceitação de produtos como o Krzr K1 e Motofone, além do atraso na entrega de alguns produtos para os distribuidores, contribui para o desempenho aquém das expectativas da companhia.

Embora tradicionalmente o quarto trimestre não seja um período forte para a Samsung, a fabricante conseguiu um vender 32 milhões de celulares e alcançar uma participação de mercado de 11,3%. As vendas totais em 2006 foram ligeiramente maiores que 116 milhões unidades, um aumento de 12% sobre 2005. A família de aparelhos Samsung Ultra foi muito bem-sucedida, e o Gartner avalia que a série Ultra II anunciada no congresso mundial 3GSM vai incrementar ainda mais as vendas da empresa. Para este ano, o instituto de pesquisa espera que os rollouts tecnológicos das operadores, tais como a implantação de HSDPA e WiMax contribuirão para que a Samsung aumente sua participação de mercado.

Já para a Sony Ericsson terminou o ano com um quarto trimestre forte, vendendo 25,7 milhões de telefones móveis, o que lhe garantiu uma participação de mercado de 9%, um aumento de 2,1 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2005. As vendas totais no ano alcançaram 73,6 milhões unidades e a participação de mercado cresceu 1,1 ponto percentual, totalizando 7,4%.

A LG viu a sua distância da Sony Ericsson alargar-se ainda mais no último trimestre. A fabricante vendeu 17,8 milhões de celulares e alcançou uma participação de mercado de 6,3%. Embora o telefone Chocolate tenha vendido relativamente bem, a LG apostou todas suas fichas nesse modelo. Seu preço caiu consideravelmente em muitos mercados, que reduziram ainda mais suas margens, já bastante estreitas. ?A associação da GSM selecionou a LG como o fornecedora para seu ?3G para todos?, iniciativa que pode a empresa a ganhar participação de mercado, mas ainda teremos de ver como irão se comportar suas margens de lucro, diz Carolina, do Gartner.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.