Governo discute redução de impostos para serviço de banda larga

0

A redução de impostos para a prestação de serviços de banda larga é uma das questões que está sendo discutida na elaboração do Plano Nacional de Banda Larga. De acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins, que participou nesta terça-feira, 9, de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.
Para o ministro, uma das possibilidades para que se promova a redução de impostos é a massificação do serviço. "As concessionárias e as provedoras têm que entender o seguinte: quando você massifica o serviço, quando tem mais gente usando banda larga, o preço pode cair porque tem mais gente usando."
Martins informou que o governo deve reativar a rede de fibra ótica da Telebrás, de forma a se tornar um operador de internet em banda larga. Segundo ele, a entrada do governo no mercado deve massificar o acesso à web em alta velocidade, permitindo que o preço dos serviços possa ser reduzido e, em consequência, também os impostos.
O presidente da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp), José Fernandes Pauletti, se mostrou favorável à posição de Martins, já que, segundo ele, os impostos são cerca de 50% do preço final do serviço. Pauletti acredita na importância da discussão, pois, por mais que as taxas sejam "uma fonte de recursos importante para os estados", reduzi-los é "mais importante para o desenvolvimento do país e da sociedade", afirmou.
Franklin Martins também adiantou que o Plano Nacional de Banda Larga só deve ser concluído em 2014, deixando apenas parte dele para ser implantada neste ano. O coordenador do Plano Nacional de Banda Larga, Cezar Alvarez, prevê que o plano seja apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na primeira quinzena de abril.
Com informações da Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.