Governo vai debater como auditar software e equipamentos para evitar espionagem

0

O Ministério do Planejamento realiza na quinta-feira, 12, audiência pública para discutir critérios para a auditoria em programas e equipamentos para os serviços de tecnologia da informação e comunicações (TIC) fornecidos aos órgãos do governo federal.

"Este trabalho é a continuidade das ações realizadas nos últimos anos, como a publicação do Decreto 8.135 e da Portaria Interministerial nº 141, que visam à segurança de TIC nas comunicações no governo", explica Cristiano Heckert, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. Para Heckert, a auditoria dos programas e equipamentos é fundamental para que as futuras contratações não comprometam a segurança nacional.

De acordo com a legislação estabelecida para as comunicações de dados da administração pública direta, autárquica e fundacional, somente empresas públicas de TIC podem fornecer serviços como correio eletrônico e conferência (teleconferência, telepresença e webconferência) para os órgãos. Outros exemplos são: compartilhamento e sincronização de arquivos; mensageria instantânea; e comunicação de voz sobre protocolo de internet (VoIP).

Para regulamentar o assunto, a SLTI trabalha na elaboração de uma nova Instrução Normativa para Contratação de Serviços de Comunicação de Dados. Os documentos da audiência estão à disposição dos interessados no portal de Governo Eletrônico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.