TICs: documento aponta diretrizes para o setor

0

Governo, empresas e entidades representativas do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) trabalham para consolidar, até o final deste ano, a Estratégia Nacional para Tecnologias da Informação e Comunicação ? documento que apresentará um plano de desenvolvimento para o setor de TICs no Brasil para um horizonte de dez anos.

Nos dias 30 e 31 de agosto, uma reunião com representantes dos setores relacionados às TICs ? software, hardware, equipamentos eletroeletrônicos, telecomunicações, Internet e outros ?, definirá uma base consensual de propostas para a composição do documento.

?A Estratégia Nacional será um grande pacto entre sociedade civil, indústria e governo para alavancar as TICs no Brasil?, comenta Gilberto Lima, gerente do Projeto de TICs da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

As discussões do setor envolvem seis temas prioritários: recursos humanos, financiamento, marco regulatório (compras governamentais, desonerações, desburocratização), mercado (doméstico, exportação e internacionalização), certificações e padronização, e inovação.

A elaboração da Estratégia está sendo conduzida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e coordenada pela ABDI ? órgão responsável por articular, promover e executar a Política Industrial brasileira ? e pelo Centro de Gestão em Estudos Estratégicos (CGEE).

Seguno da ABDI, vários fatores evidenciam a oportunidade de se estruturar a Estratégia em TICs no Brasil, entre eles o advento da TV Digital, o anúncio da TV Pública, a centralização do tema Inclusão Digital na pauta da Presidência da República, a promessa de banda larga em todos os municípios do País, a informatização das 174 mil escolas públicas até o final de 2010, além do aumento do consumo de computadores pessoais na classe C.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.