CRM e o uso inteligente da informação

0

No desenvolvimento e na sustentação de estratégias de relacionamento com os seus clientes, as empresas sabem que dependem do CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relação com o Cliente) e de informações qualificadas como forma de identificar e reconhecer os clientes mais fiéis e de desenvolver pacotes de valor (produtos e serviços) que atendam as necessidades e expectativas de segmentos cada vez menores de clientes ou nichos.
Quando as empresas decidem investir num CRM começam os verdadeiros desafios, que são de três tipos:
1º desafio: Usar o potencial do CRM para encantar o cliente e gerar negócios: temos visto muitas empresas utilizando o CRM apenas para cadastrar o cliente e registrar o pedido ou ainda como sistema de e-mail;
2º desafio: Conseguir o preenchimento preciso, correto e padronizado pelos usuários do CRM, principalmente da força de vendas, ou seja, além do preenchimento, é preciso assegurar que a informação se apresente normalizada, consolidada, enriquecida e atualizada, pois CRM sem qualidade dos dados não cumpre a sua função;
3º desafio: Fazer o uso inteligente da informação para identificar, reconhecer os clientes e personalizar o diálogo ou a oferta (produtos ou serviços) pelos usuários de centrais de atendimento, força de vendas, assistência técnica e demais departamentos envolvidos no relacionamento com os clientes.
Para atender esses desafios, muitas vezes, não são suficientes o treinamento e a pró-atividade dos profissionais. É preciso desenvolver estratégias de relacionamento, processos, rotinas e utilizar técnicas estatísticas, para identificar os grupos de clientes mais rentáveis e/ou propensos a determinado comportamento, como o de comprar certo produto ou de abandonar a marca.
A realidade nos mostra que as empresas, em geral, não utilizam de forma regular e cotidiana este tipo de recurso para prover a força de vendas de informações para a próxima melhor oferta (produto) sobre qual cliente terá mais propensão de compra. Quando essa providência é tomada, no momento em que cliente entrar em contato ou nas ações de venda ou relacionamento, a atividade é muito mais assertiva e tem possibilidade de êxito.
Outro exemplo é a informação que pode ser fornecida de quais clientes têm mais propensão de abandono da marca. Colocada num campo do CRM para acesso de vendedores, atendentes de centrais e outros departamentos suportados por uma estratégia de retenção para este tipo de segmento de clientes, esta informação pode aumentar o número de visitas do vendedor, direcionar a ligação para atendentes mais experientes, prestar atendimento mais cuidadoso ou criterioso que evite algum tipo de atrito, bem como outras ações que evitem a evasão.
Alguns CRMs já possuem aplicativos que, em tempo real, utilizam informações sobre o comportamento de compra ou de utilização do site de e-commerce (Amazon, por exemplo). Automaticamente, calculam novas propensões, disponibilizam no site a nova oferta com mais propensão de compra ou indicam a nova tendência cliente a cliente.
O mesmo princípio pode ser utilizado para possibilitar uso mais inteligente da informação contida no banco de dados, favorecer a utilização mais adequada do CRM, gerar mais negócios e proporcionar o encantamento dos clientes, alcançado pela oferta certa, para o cliente certo, no momento em que ele precisa.
São muitas as vantagens, só para citar algumas:
•Satisfação dos colaboradores no uso do CRM;
•Curva de adoção mais rápida do CRM pela força de vendas;
•Preenchimento de conjunto mais completo de dados sobre interesse, costumes e preferências dos clientes que são usados na identificação de perfil, comportamento e outras informações relevantes para direcionar ações de vendas,relacionamento e comunicação;
•Ampliação da assertividade nas ações de vendas;
•Retorno mais efetivo nas ações de comunicação;
•Redução de custos de pós-venda ou assistência técnica;
•Redução na evasão dos clientes;
•Aumento da fidelidade dos clientes pelo crescimento do ticket médio com melhoria do mix de produtos comprados; e
•Atendimento diferenciado e personalizado aos clientes.
Para que de fato seja possível o uso inteligente da informação, não se pode descuidar do segundo desafio, que é o de assegurar que o CRM tenha informações atualizadas, enriquecidas e padronizadas. Isso, no entanto, passa pela disciplina do preenchimento correto e sistemático dos dados pelos seus usuários.
Neste caso, quanto mais se facilitar a obtenção de informações para a realização de negócios – ou, como nós chamamos, de uso inteligente da informação, que facilitam, melhoram e aumentam a assertividade do trabalho no dia a dia – mais chance de vencer o desafio de preenchimento, manutenção e atualização do CRM.
É neste ponto que as necessidades do CRM dependem do gerenciamento estratégico de dados, o qual pode aplicado nas organizações por meio do DMBOK® (Data Management Book of Knowledge). Desenvolvimento de Dados e Gerenciamento de Operações com Banco de Dados são funções existentes no DMBOK e diretamente relacionadas com o ciclo de vida do dado e auxiliam a criar e adquirir; manter e usar; arquivar e recuperar; e eliminar. Essas atividades do ciclo de vida são cruciais para o estabelecimento de um CRM que gere os resultados desejados.
Outro ponto chave é a integração das fontes de alimentação do banco de dados do CRM ou dos vários sistemas que contém informações dos clientes – a exemplo dos dados de faturamento, crédito e outros – disponíveis nos sistemas operacionais na empresa e que de alguma forma precisam ser acessados ou utilizados nas análises estatísticas ou compilados nos relatórios do CRM analítico. A integração de dados é um tema recorrente e, segundo o DMBOK, todas as funções de gerenciamento de dados contribuem e beneficiam as técnicas de integração de dados.
A pergunta é: preciso conseguir o preenchimento e a qualidade dos dados e depois o uso inteligente? Não, necessariamente. O CRM deve, sim, estar preparado para começar a proporcionar um uso mais inteligente da informação assim que os dados forem sendo preenchidos, pois é um fator motivacional do uso do próprio CRM e de sua intensificação. E mais: sem qualidade dos dados não existe uso inteligente da informação e, consequentemente, não se consegue explorar todo o potencial do CRM. Sem dúvidas o gerenciamento estratégico de dados pode propiciar ótimos resultados para o CRM na busca da qualidade tão almejada.

Miriam Bretzke é fundadora da Bretzke Consultoria, educadora da FGV e autora do livro Marketing de Relacionamento e competição em tempo real. Fará palestra na conferência Enterprise Data World – Latin America 2011, promovida pela Data Management Association Brasil (DAMA Brasil), com patrocínio científico e tecnológico do CNPq, e que será realizada nos dias 17 e 18 de agosto, no Braston Hotel São Paulo. Bretzke é Mestre e Doutora em Marketing, pela EAESP-Fundação Getúlio Vargas, defendendo estudos (dissertação e tese) inéditos sobre Marketing de Relacionamento e o impacto das transformações propostas nas organizações para competir em tempo real. Uma das maiores especialistas em CRM (Customer Relationship Management).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.