Vendas de equipamentos de informática e comunicação despencam 16,2% no semestre

0

As vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação recuaram 3,6% em junho na comparação com o mês anterior. No semestre, a queda é de 16,2% e de 18,3% ante junho de 2015. Em 12 meses, as perdas desse setor chegam a 14%, conforme pesquisa do IBGE divulgada nesta terça-feira, 9.

Para analistas do instituto, entre os fatores que vêm determinando este desempenho destaca-se a influência da evolução da taxa de câmbio, com reflexo nos preços de alguns componentes eletrônicos importados, em especial, para microcomputadores e aparelhos eletrônicos.

Em junho deste ano, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista nacional apresentou variações positivas de 0,1% em volume de vendas e de 0,9% para receita nominal. Com esses resultados, a média móvel trimestral para o volume de vendas, em trajetória descendente desde dezembro de 2014, mostrou variação de -0,2%, enquanto permanece no campo positivo (0,6%) para a receita nominal.

Na série sem ajuste sazonal, em relação a junho de 2015, o volume de vendas apontou queda de 5,3%, 15a taxa negativa consecutiva nessa comparação, porém menos acentuada que as observadas em maio (-9%) e abril (-6,9%). Para o acumulado dos seis primeiros meses do ano, a queda foi de 7%, menor resultado da série. O acumulado nos últimos 12 meses também registrou a maior queda da série histórica (-6,7%).

Por outro lado, a receita nominal de vendas do comércio varejista, em junho de 2016, mantém-se no campo positivo nas mesmas comparações: 6% frente a junho de 2015, 4,5% no acumulado no ano e 3,4% no acumulado nos últimos 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.