Café Iguaçu amplia exportações com software de comércio exterior

0

Com 80% das vendas voltadas ao mercado externo, a Café Iguaçu, terceira maior exportadora de café solúvel do país, sediada em Cornélio Procópio, interior no Paraná, garantiu a segurança e agilidade de seus processos de exportação e câmbio após a adoção da solução de comércio exterior da Sonda Procwork, empresa de consultoria e implementação de soluções de TI pertencente ao grupo chileno Sonda.

A Café Iguaçu, que exporta aos cinco continentes e possui marcas próprias no Brasil, Chile e na Romênia, optou pela ferramenta PW.CE por ser a primeira a utilizar a linguagem ABAP, exclusiva da desenvolvedora alemã SAP, o que eliminou a necessidade de uma interface que se comunicasse com o software de gestão já utilizado e possibilitou a consolidação de todos os indicadores em um único cadastro.

O PW.CE, segundo a empresa, trouxe mais transparência aos usuários que passaram a acompanhar todo o trâmite de câmbio, embarque, registro de despacho e nomeação de transporte através do ERP.

O procedimento empregado anteriormente para o registro da movimentação contábil de despacho dos produtos era realizado por meio de um sistema desenvolvido na linguagem ZIM, que tinha a função de gerar os documentos e transmitir os dados para o SAP efetuar toda a contabilização. "Como utilizávamos dois bancos de dados, as transações eram demoradas e os erros e duplicidades recorrentes, o que nos obrigava muitas vezes a desempenhar as tarefas manualmente. Hoje, o PW.CE já efetua todas as contabilizações dos processos automaticamente e nos garante a confiabilidade das informações", conta Vera Lúcia Akemi Nakajo, analista de negócios da Café Iguaçu.

Segundo ela, a companhia decidiu desenvolver dois sistemas em conjunto com a Sonda Procwork, que deram mais aderência aos controles da empresa e puderam ser implantados em outras corporações do segmento. "Com a competência das duas equipes pudemos definir um modelo que atende a todas as nossas particularidades, o que são parâmetros para o mercado", explica Vera Lúcia.

Os aplicativos de câmbio e embarque foram adotados na versão standard. O sistema adicional implementado foi o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), responsável pelo registro de todo o mecanismo de exportação e pela nomeação das condições de transporte das mercadorias de acordo com a exigência governamental.

A utilização do software também foi estendida a outra empresa pertencente ao grupo, a Marubeni Colorado, exportadora de café verde situada em Santos, no litoral paulista. Entre usuários diretos e indiretos da solução PW.CE, que também é acessado pelos usuários SAP para consulta e extração de relatórios, totalizam 200 funcionários.

"Como a solução está integrada ao SAP e opera com o mesmo cadastro, notamos uma visível otimização das operações em relação ao tempo e à qualidade", ressalta Vera Lúcia, ao acrescentar que o aplicativo tem uma equipe própria de manutenção que ainda se encarrega da sua atualização constante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.