NIC.br adota tecnologia IPv6 para melhorar serviços de internet

0

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), escolheu a Global Crossing, que opera redes metropolitanas de cabo e de fibra óptica internacional, como fornecedora de serviços de IP Transit e DIA com IPv6. O contrato, cujo valor não foi divulgado, tem prazo de um ano.

O NIC.br, que responde pela coordenação e integração de iniciativas de serviços de internet no país, também opera um ponto de troca de tráfego, que permite a seus participantes, incluindo provedoras de serviços de internet e operadoras, acesso direto à rede mundial.

Conforme os termos do contrato, o NIC.br usará a rede baseada em IP MPLS da Global Crossing para atender à crescente demanda de seus participantes por serviços de internet. Além da tecnologia IPv6, a Global Crossing continuará oferecendo apoio à tecnologia IPv4, para o órgão.

"Com a adoção da tecnologia IPv6, o NIC.br reforça seu compromisso de continuar a aprimorar a qualidade dos serviços de internet no Brasil", ressaltou Milton Kaoruka Kashiwakura, gerente geral do NIC.br. "Agora podemos oferecer aos nossos participantes acesso à internet IPv6, possibilitando que eles utilizem o novo protocolo com menos latência e melhor desempenho. O NIC.br oferecerá gratuitamente trânsito IPv6 para os participantes do PTTMetro, durante um ano, para acelerar a adoção de IPv6 no Brasil", adiantou ele.

O IPv6 é um novo padrão de protocolo de comunicação primária na internet, que deve – entre outras coisas – resolver a crescente preocupação com a falta iminente de endereços IP. O IPv6 tem inúmeras vantagens comparado ao atual protocolo IPv4. Além de oferecer espaço muito maior de endereçamento, simplifica o roteamento, dá suporte para aplicações móveis e suporta melhor a segurança.

A Global Crossing se auto-intitula a primeira provedora de comunicação global com IPv6 implementado de forma nativa em suas redes de backbone privado e público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.